Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Mariana Rios fala da jornada para engravidar e da carreira

11/05/2025 20h23


Fonte O Globo

Imagem: Reprodução/InstagramMariana Rios com o namorado, João Luis Diniz.(Imagem:Reprodução/Instagram)Mariana Rios com o namorado, João Luis Diniz.


Desde o início deste ano, Mariana Rios tem compartilhado com o público sua jornada como "tentante", termo usado para designar mulheres que estão empenhadas em engravidar, seja de forma natural ou por meio de tratamentos de fertilidade. Ela explica o que a levou a abrir sua intimidade e falar abertamente sobre o assunto:

— O que me fez falar foi perceber que através da minha fala eu ajudaria outras mulheres. Hoje, no Brasil, são mais de sete milhões de mulheres tentando engravidar. Eu pensei: "Eu, que falo bastante, estou passando por tanta coisa e não estou conseguindo colocar para fora, imagina então quantas outras mulheres não passam por essa jornada de forma solitária".

Foi assim que ela lançou a plataforma "Basta sentir", que, em cinco meses, já conta com 32 mil mulheres compartilhando suas experiências:

— Dentro da plataforma temos um documentário com o meu dia a dia, a minha jornada, contando tudo que está acontecendo quase que em tempo real. Isso tudo foi estruturado para que essas mulheres que estão na jornada da tentativa conseguissem ser ouvidas, validadas. Esse movimento tomou uma proporção que eu realmente não imaginava.

Mariana diz que conta com o apoio do namorado, João Luís Diniz D"Ávila.

— Eu agradeço a Deus e à minha rede de apoio, porque eu sei que muitas mulheres não têm isso. Eu acho que essa construção enquanto casal é muito importante, sim, porque ela te ajuda, ela te ampara. Mas isso também não é garantido. Não quer dizer que porque existe alguém do seu lado, essa pessoa realmente está do seu lado. Eu sei que várias mulheres sofrem com isso, ainda mais dentro da comunidade, que a gente vê vários relatos. Mas eu e o João estamos de mãos dadas nessa jornada. Tenho todo o apoio dele, ele tem todo o meu apoio. O que temos vai além de um relacionamento amoroso. É uma parceria de vida, tem admiração, conexão.

Em 2020, Mariana sofreu uma perda gestacional e recebeu um diagnóstico não favorável para que ela engravidasse de forma natural. Partiu, então, para a fertilização in vitro. Desde então, já passou por quatro rodadas de congelamento de óvulos, mas ainda não obteve sucesso em conseguir um embrião de qualidade:

— É uma jornada complexa, mas eu busco falar que nós, mulheres, não somos uma coisa só. Não podemos cercar o nosso olhar a fim de que somente esse desejo (engravidar) se concretize. Não podemos colocar a nossa felicidade nas mãos desse desejo. A felicidade é muito mais abrangente e ela está no dia a dia. Essa construção diária é importante, tanto pessoalmente quanto para o casal.

Aos 39 anos, Mariana conta que nunca pensou em desistir de engravidar e que vai se adequando ao processo:

— A essência não muda, mas as nossas vontades, desejos, sonhos podem mudar… Não é que esse meu desejo de ser mãe seja obrigado a acontecer. Eu estou fazendo o que eu posso dentro dos meus limites, dentro do que eu acredito que possa ser bom para mim, dentro daquilo que eu consigo assumir como responsabilidade, entendendo que existe algo maior que foge ao meu controle e respeitando isso. Estou fazendo a minha parte, mas o que eu vou querer amanhã ou semana que vem, isso eu não sei.
Imagem: DivulgaçãoMariana Rios(Imagem:Divulgação)Mariana Rios

Mariana não pensa em adoção no momento e explica o motivo:

— Quando eu tomo uma decisão, eu procuro olhar em frente naquela decisão, eu não olho para o lado, porque senão você dá muita abertura e a pessoa acaba se perdendo. Se você percebe que aquele objetivo não vai se concretizar da forma como você traçou o caminho, aí sim você passa para o outro foco. Quando eu comecei a pensar em engravidar, eu comecei naturalmente. Eu não pensava numa FIV, numa adoção, numa ovodoação, nada disso, porque senão eu ia abrir muito meu campo de pensamento. O meu livro "Basta Sentir" deixa isso muito claro. Para quem não sabe o que quer, qualquer caminho serve. Acaba que você não consegue, porque você está atirando para todos os lados. Quando eu decidi ter um filho, eu tentei engravidar naturalmente, que é o que a maioria das pessoas faz. Quando eu vi que meu diagnóstico não era tão bom para isso, para esse caminho, eu tive que pensar em outro caminho, então fiz o processo de FIV e ainda estou nele.

Atriz, cantora e apresentadora, Mariana Rios vem investindo na carreira de escritora. Ela revela que, no momento, não tem planos de voltar à TV ou à música.

— Todo esse universo profissional dentro dos talentos e do que eu me aprimorei para fazer me traz muita felicidade. Eu gosto de apresentar, eu gosto de cantar, só que é um tipo de realização diferente você saber que você transforma a vida das pessoas. Hoje o meu foco é totalmente voltado para a plataforma "Basta sentir maternidade", para as minhas palestras, para os encontros presenciais, para a escrita dos meus livros, dos meus textos, muito mais do que estar na televisão. Nesse momento, não é o meu objetivo estar na TV. Eu amo dar palestra, é um momento que eu tenho de troca com as pessoas.
 

Veja mais notícias sobre Celebridades, clique em florianonews.com/celebridades