Jéssica Beatriz Costa fala de autoestima após secar 20kg: "Tenho o controle do meu corpo"

11/10/2022 09h26


Fonte Revista Quem

Imagem: João Valentino/DivulgaçãoJéssica Beatriz Costa (Imagem:João Valentino/Divulgação)Jéssica Beatriz Costa

Jéssica Beatriz Costa venceu os medos e inseguranças para postar um "antes e depois" do seu corpo após ter perdido mais de 20 kg em seis meses por meio de uma mudança alimentar e a inclusão de atividades físicas em sua rotina. A ideia, segundo ela, era fazer com que outras mulheres, que assim como ela não conseguiam emagrecer após a maternidade, pudessem se sentir motivadas. No entanto, o retorno de alguns de seus seguidores, afirmando que ela havia conseguido tal feito por meio da cirurgia de redução de estômago, geraram um certo incômodo.

“A primeira postagem do meu antes e depois foi em fevereiro de 2021. Foi muito comentada porque eu consegui perder muito peso em pouco tempo, mais de 20 kg em praticamente 6 meses. Esse primeiro antes e depois foi algo que eu me orgulhei muito. Não me sentia bonita nas primeiras fotos do antes, mas imaginei o quanto poderia inspirar várias pessoas que queriam emagrecer. Foi aí que surgiram as perguntas sobre eu ter feito bariátrica, já que a diferença era muito grande”, relembra ela, que recentemente, após uma cirurgia de próteses de silicone nas mamas, voltou a postar uma montagem da evolução de seu corpo.
Imagem: Reprodução / InstagramEvolução de Jessica Costa(Imagem:Reprodução / Instagram)Evolução de Jessica Costa

“Neste último antes e depois me senti desconfortável porque na foto estou usando calcinha. Eu não pretendia compartilhar essas fotos. Pensei muito antes de postar. Resolvi compartilhar as imagens porque mais uma vez tinha conseguido mudar o meu corpo em pouco tempo e, além disso, por estar operada das mamas, não tinha como pensarem que eu tinha mentido a data. Nunca passou pela minha cabeça que as pessoas iriam não só questionar se eu tinha feito lipoaspiração, como afirmar com toda certeza do mundo que eu tinha emagrecido por conta de cirurgia. Não me importo em explicar para os novos seguidores que não fiz nenhum procedimento cirúrgico para emagrecer, mas me incomoda ver pessoas afirmando que esse resultado é impossível sem uma lipo, uma abdominoplastia ou bariátrica”, conta a filha do sertanejo Leonardo.
Imagem: João Valentino/DivulgaçãoJéssica Beatriz Costa(Imagem:João Valentino/Divulgação)Jéssica Beatriz Costa

Jéssica conta que assim como os seguidores incrédulos, ela também já chegou a pensar que os procedimentos cirúrgicos seriam o único meio de recuperar a forma de antes da gestação de Noah, de 6 anos. Sua cabeça mudou justamente quando ela viu influenciadoras mostrando que era possível perder peso por meio de uma vida mais saudável.

“Depois que tive o Noah sempre foi uma luta com a balança. Eu seguia algumas mães influencers, atrizes que no terceiro mês do pós-parto estavam plenas e com o corpo de volta. Além de me comparar muito com elas, estava em um período muito delicado que é o pós-parto, e tinha que ler comentários de pessoas perguntando se eu ainda estava grávida. Isso de fato foi uma situação que me marcou. Eu tinha muito medo de não conseguir voltar ao meu corpo de antes. Quando eu estava com meus 92 kg, meu pensamento era exatamente esse, achar que não era possível emagrecer sem cirurgia. Então eu sei o quanto é difícil ver um antes e depois e achar que o único caminho para alcançar esse objetivo seria por uma cirurgia. Também sei quanta força recebi para mudar a minha vida quando vi pessoas que conseguiram um bom resultado com acompanhamento médico, exercício físico, boa alimentação e até mesmo procedimentos não invasivos, como a massagem modeladora. E é essa motivação que quero passar para quem me acompanha: que é possível, sim, emagrecer sem ter que fazer cirurgia. Por isso que eu me incomodo e me posiciono quando vejo pessoas comentando que o resultado só vem se for operando”, explica.

FOCO E PERSEVERANÇA

Manter o peso é um desafio diário, que demanda foco e perseverança. Jéssica admite que comete às vezes excessos para lidar com a ansiedade, mas compensa as calorias a mais com exercícios e retirando alimentos com muito açúcar e gordura.

“Depois que cheguei no corpo que eu queria, consegui manter o peso, mas de uma forma que eu não me cobrava tanto. Se eu queria comer um doce ou alguma comida mais pesada, eu comia. Depois seguia uma rotina normal e saudável. Porém, teve alguns períodos que entrei nesse efeito sanfona, que é quando tenho crises de ansiedade e acabo descontando na comida. Só quando vejo o resultado nas minhas roupas que volto superfocada para a dieta. Não sei como evitar o efeito sanfona ainda, mas tiro da dieta os doces, carboidratos e frituras e incluo na minha rotina o jejum intermitente e o exercício físico”, detalha.

“Sempre falo, dê o primeiro passo. Seja ele começar a ter uma alimentação mais saudável, começar a fazer exercícios físicos ou parar de tomar refrigerante. Mas dê esse primeiro passo. Pois ele é crucial e muito importante, e se você falhar no segundo dia, não desista, não se desanime, dê o primeiro passo de novo e acredite que você consegue. Porque você consegue. O nosso maior erro é dar o primeiro passo e desistir no primeiro tropeço”,
diz.
Imagem: João Valentino/DivulgaçãoJéssica Beatriz Costa (Imagem:João Valentino/Divulgação)Jéssica Beatriz Costa

AUTOESTIMA

Além das mudanças físicas, Jéssica conta que o processo de perda de peso foi uma jornada de autoconhecimento. Ter consciência de que podia alcançar sua meta impactou sua autoestima.

“Foi uma jornada não só de autoestima, mas de autoconhecimento. Ver o processo dando certo é muito satisfatório e melhor ainda é saber que tenho o controle do meu corpo, que não são as emoções que me controlam 100%. Aprendi isso com o jejum intermitente. Mas não somos perfeitos, existem alguns momentos que eu me deixo levar pelas emoções e acabo ficando com a autoestima baixa, independentemente do meu peso. Passar por esse processo de emagrecer e de me cuidar mais me fez aprender que a autoconfiança e a autoestima vão muito além da beleza e estética. É algo que vem de dentro. Claro que se sentir bem com o seu físico é importante, mas nunca será o principal. O brilho da autoestima e autoconfiança vem de dentro”, avalia.

A autoconfiança veio mesmo antes dos quilos a menos. Jéssica diz que até na paquera sentiu uma mudança. “Autoestima é você estar bem independentemente de estar com alguém ou não. Conheci uma pessoa quando estava me sentindo exatamente assim e olha que eu não estava magrinha, não! Por isso reforço que a autoestima vem de dentro. Mas claro que depois que emagreci, eu me senti bem mais segura no âmbito de relacionamentos amorosos”, conta.
Imagem: João Valentino/DivulgaçãoJéssica Beatriz Costa(Imagem:João Valentino/Divulgação)Jéssica Beatriz Costa

Apesar de se sentir bem com o físico atual, Jéssica adianta que no futuro sente vontade de retirar o excesso de pele após o emagrecimento por meio de cirurgias plásticas. Tudo isso depende de sua saúde. Ela nasceu com problemas no coração e já passou por algumas cirurgias cardíacas.

“Tenho muita vontade de fazer a abdominoplastia e se precisar a lipo também. Como perdi bastante peso, acaba sobrando pele. Então se meus exames do coração estiverem todos em perfeita ordem, esse será o próximo passo. Ai, sim, vão poder comentar que fiz lipo (risos)”,
planeja.

Enquanto isso, Jéssica seguirá compartilhando seus antes e depois. Questionada se já cogitou dar palestras sobre o tema, a influenciadora se empolga: “Confesso que já passou pela minha cabeça abordar mais sobre esse assunto nas minhas redes sociais, mas um projeto como palestra, nunca tinha pensado. Gosto muito quando gero algum tipo de impacto positivo na vida de alguém e gosto de falar sobre isso, faz parte da minha história de vida. Talvez possa ser uma boa oportunidade para um novo projeto em 2023”.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: corpo, autoestima, emagrecer