Isis Valverde tem nudes atribuídos a ela vazados, e aciona advogados

26/10/2023 16h25


Fonte Revista Quem

Imagem: Reprodução/InstagramIsis Valverde(Imagem:Reprodução/Instagram)Isis Valverde

Isis Valverde foi vítima de um crime cibernético e teve fotos nuas -- atribuídas a ela -- vazadas na web. A informação foi confirmada a Quem, nesta quinta-feira (26), pela assessoria de comunicação da atriz, de 36 anos. "A equipe da atriz já acionou seu escritório de advocacia para cuidar do assunto", informou a assessoria sobre o vazamento.

A informação foi dada com exclusividade pela colunista Fabia Oliveira, do Metrópoles. Segundo a jornalista, Isis Valverde foi surpreendida com uma sequência de fotos sem roupas atribuídas a ela.

Os responsáveis pela publicação das imagens fizeram montagens com fotos postadas pela atriz nas redes sociais. Nos posts, a artista estava usando roupas ou biquínis, que foram retirados com a ajuda de programas de alteração de imagem.

À tarde, a assessoria jurídica da atriz reiterou que as imagens são falsas e revelou que a atriz já está tomando as medidas cabíveis sobre o caso.

"A atriz repudia as imagens, que são totalmente falsas e criadas através de recursos digitais com montagens artificiais. Adverte pela gravidade do assunto, pois o conteúdo é ilegal, inclusive para quem o reproduz. Informa, ainda, que procedeu o registro da ocorrência na Delegacia de Crimes de Informática para notificar e responsabilizar os provedores de internet que compartilharem às imagens fraudulentas. Por fim, tendo em vista que se trata de uma manipulação virtual e inventada, não se pronunciará mais sobre o assunto", diz o texto assinado pelo advogado Ricardo Brajterman.

Isis Valverde não é a primeira artista a ter suas imagens usadas indevidamente na internet. Semana passada, a atriz Vera Fischer, de 71 anos, soube que fotos suas estavam sendo usadas de forma criminosa em um site que oferece serviços adultos no exterior. Assim como Isis, Vera também acionou seus advogados para cuidar do caso.

Lei Carolina Dieckmann

Em janeiro deste ano, a atriz Carolina Dieckmann, de 45 anos, participou do Altas Horas, da TV Globo, e relembrou o vazamento de suas fotos íntimas, caso que foi investigado pela polícia em 2012. Na ocasião, ela contou detalhes da tentativa de extorsão e de como foi julgada na época.

"Mandei algumas fotos íntimas para o meu marido. Uma pessoa que estava tentando descobrir dados bancários, achou uns arquivos fotográficos. Eram fotos seminuas e eles começaram a mandar para sites pornográficos. Isso foi fora do Brasil e alguém reconheceu que era eu. Aí, a pessoa tentou me extorquir", disse.

A atriz explicou que o vazamento aconteceu após ir à delegacia. "Eu não paguei, fui para delegacia e as fotos vazaram. Voltei na delegacia, assumi que fiz aquilo [fotos]. Naquela época, eu fui muito julgada. Acho que hoje não seria tanto. Mas por que você está mandando foto para o seu marido?", afirmou.

Em 2012, a Lei 12.737/2012, também conhecida como Lei Carolina Dieckmann, inseriu no código penal o crime de invasão de dispositivo informático, isto é, celulares, notebooks, tablets, etc. Foi então que surgiu a primeira lei que visava proteger a informação e dados individuais no ambiente digital.

Antes da Lei, o acesso a dispositivos privados não era configurado crime, mas sim atos preparatórios. Assim, eram práticas impuníveis. Com a Lei, a prática passa a ser tratada como crime. Essencial para zelar pela segurança e privacidade on-line, também é a Lei que garantiu a evolução das legislações nesse sentido, como a Lei Geral de Proteção de Dados e Marco Civil da Internet.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: atriz, crime, fotos