Faustão passa por transplante cardíaco; procedimento foi realizado "com sucesso", diz hospital

27/08/2023 18h51


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarFaustão passa por transplante cardíaco.(Imagem:Reprodução)Faustão passa por transplante cardíaco.

O apresentador Fausto Silva passou por um transplante cardíaco neste domingo (27), segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde ele está internado desde 5 de agosto em São Paulo.

De acordo com o hospital, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.

"O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", diz o boletim.

Em entrevista à GloboNews, o presidente Associação Transplante de Órgãos, Gustavo Ferreira, explicou como funciona o procedimento após um doador ser encontrado.

"Em toda doação no Brasil, independentemente do órgão, é sempre feita a captação no local do diagnóstico da morte encefálica daquele paciente [doador]. Toda a equipe de transplante é deslocada até o local onde foram feitos o diagnóstico e a autorização pela família", diz o médico.

"Ali, é feita a cirurgia de captação dos órgãos. E, consequentemente, esses órgãos são transferidos até o local onde estão os receptores."

Ele completa: "O coração tem um tempo mais curto, entre 4 e 6 horas de tempo de isquemia fria - o tempo entre a retirada do órgão e o implante no receptor, [com] o órgão realmente funcionando".

Neste domingo, o Ministério da Saúde informou que na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração no país, sete deles no estado de São Paulo. Ainda segundo a pasta, Faustão foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde.

“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde - o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados".

Vídeo do hospital
Imagem: Reprodução/InstagramFaustão tranquiliza fãs ao gravar vídeo direto de hospital.(Imagem:Reprodução/Instagram)Faustão tranquiliza fãs ao gravar vídeo direto de hospital.

Na sexta (18), o apresentador divulgou um vídeo gravado no hospital em que contava estar em tratamento. O vídeo foi compartilhado por João Guilherme, seu filho, em uma rede social (assista acima).

Na gravação, Faustão citou a necessidade de cirurgia, pediu orações e mencionou a equipe médica que o acompanha.

"Eles vão decidir que tipo de cirurgia podem fazer. Eu peço que, para quem goste de mim, reze por mim."

Último programa

Em junho deste ano, Fausto Silva deixou o comando de seu programa na Band, após um ano e meio. Desde então, a atração vinha sendo apresentada por seu filho e pela jornalista Anne Lottermann.

O programa foi encerrado no início de agosto, com um episódio gravado e inédito que reuniu Fausto e os três filhos no palco.

Fila no estado de SP

Segundo os dados da Associação Brasileira de Transplantes de órgãos (ABTO), até março de 2023 o estado de São Paulo registrava 20.288 pessoas na fila de espera por um transplante de órgão.

Pelo menos 184 pessoas esperavam por um transplante de coração. Ainda de acordo com os dados, mais de 300 crianças estavam à espera de um transplante, sendo 28 delas de coração.

Os números da Associação também apontam São Paulo realizou 25 transplantes de coração no 1º trimestre do ano, entre janeiro e março. O índice significa queda em relação aos 31 transplantes de coração realizados no mesmo período do ano passado.