Falha humana foi o motivo do incidente envolvendo avião de Tierry

14/06/2023 16h26


Fonte EM OFF

Imagem: ReproduçãoFalha humana foi o motivo do incidente envolvendo avião de Tierry(Imagem:Reprodução)Falha humana foi o motivo do incidente envolvendo avião de Tierry

As causas do problema na aeronave que transportava a banda do cantor Tierry, na última segunda-feira (12), foram descobertas por esta colunista que vos escreve. Segundo apuramos, houve uma grave falha humana que fez com que a parte traseira do avião abrisse 30 minutos após a decolagem, deixando os equipamentos e os passageiros completamente expostos nas alturas.

Ocorre que o copiloto do avião, ao realizar o check-in de segurança antes da decolagem, esqueceu de acionar a trava da porta. Segundo informações obtidas pela coluna Mariana Morais, o avião, cujo modelo EMB-110P1 foi fabricado pela Embraer em 1987, costuma ser sempre utilizado por Tierry para deslocamento em shows sem nunca ter tido qualquer problema. No entanto, o incidente acabou acontecendo desta vez, pois o copiloto em questão é novo e ainda não estaria totalmente familiarizado com a aeronave.

Entramos em contato com a Workshow, escritório que agencia o cantor Tierry, e nos foi informado que o avião não pertence à empresa. A aeronave foi locada pela empresa TIERRY PRODUCOES ARTISTICAS LTDA, que pertence ao cantor. O contrato de locação, ao qual esta coluna teve acesso com exclusividade, foi feito diretamente com a empresa EXPRESS AVIATION TAXI AEREO LTDA, com sede em Sorocaba, São Paulo. A empresa proprietária do avião é a LOCAERO LOCACOES AERONAUTICAS LTDA. Já a operação do avião fica por conta da empresa NHR TAXI AEREO LTDA.

Vale ressaltar que a falha no voo que transportava a equipe de Tierry poderia ter terminado em tragédia, visto que se o equipamento da banda caísse do interior da aeronave, poderia atingir o motor ou uma das asas da mesma e causar um acidente fatal. Outro perigo seria a alteração da pressurização da cabine, que poderia fazer os passageiros passarem mal dentro do avião.

Final feliz

Diante do incidente com a porta, o piloto retornou imediatamente ao aeroporto Hugo da Cunha Machado, em um pouso de emergência. Haviam 12 pessoas a bordo naquele momento e todos foram resgatados bem. O cantor Tierry não estava no voo.

Ao G1, o músico do cantor, Renato Butyca, contou o que aconteceu: “Foi um vento muito forte na aeronave. Naquele momento ficamos apreensivos, só que o piloto acalmou todo mundo, dizendo que estava tudo sob controle”. Ele também falou sobre o que sentiram: “Passamos um susto, mas graças a Deus estamos bem. A aeronave em que estávamos abriu a porta do fundo”.

Renato Butyca chegou a falar que houve um erro na porta: “Conseguimos voltar para São Luís, pousar e foi constatado que teve algum erro lá na porta. A gente não tem como falar sobre isso, porque não cabe a gente”.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: porta, avi?o, tierry