Dandara Mariana, musa do Salgueiro: "É importante ter uma ligação com a escola"

16/02/2023 10h47


Fonte Revista Marie Claire

A vida de Dandara Mariana sempre teve um pé no samba. Quando criança, ela via o pai fazendo a composição de sambas-enredos e ouvia a família cantando músicas de Carnaval pela casa. Nascida na Tijuca, no Rio de Janeiro, frequentava a quadra da Acadêmicos do Salgueiro com frequência e pôde acompanhar de perto a relação íntima que a mãe e a avó tinham com a escola.

Agora, ela finaliza os preparativos para desfilar no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, que começa no domingo (19). Este será o segundo ano em que Dandara entra na Sapucaí como musa do Salgueiro.

“Ter esse título vai muito além de desfilar com uma bela fantasia. É importante ter uma ligação com a escola, chamar o público para aclamar o samba. E é muito especial receber o carinho das pessoas na avenida”, diz.
Imagem: André WanderleyDandara Mariana(Imagem:André Wanderley)Dandara Mariana

No ar com a novela Travessia, com a personagem Talita, a atriz divide seu tempo entre as gravações e os ensaios técnicos.

“Tem sido intenso. Geralmente, eu gravo quatro vezes na semana, então adapto a minha rotina ao meu trabalho. Às vezes, quando precisava ir ao estúdio por mais dias, não conseguia ensaiar. Mas, agora, na reta final, tenho me dedicado bastante para o desfile”,
explica.

Um dos principais focos de Dandara é a preparação do corpo, afinal são 65 minutos sambando para cruzar a avenida. Em conversa com Marie Claire, ela contou quais têm sido seus métodos para manter o corpo saudável e garantir resistência para o desfile.
Atividades físicas em dia

Dandara conta que intensifica as atividades físicas, com exercícios de força e aeróbico, especialmente na reta final.

“Antes, eu fazia musculação três vezes na semana, mas nos últimos meses tenho feito cinco, para dar um gás. Também mesclo com o crossfit, que é uma atividade que eu gosto, e pratico corrida.”


Em 2023, a atriz aderiu ao método de eletroestimulação, que dá mais intensidade ao treino.

“Eu visto um colete molhado e o aparelho gera impulsos elétricos que são transferidos para o corpo por meio de eletrodos. Isso serve para ativar áreas específicas e trabalhar com uma musculatura mais interna”, relata.

“Foi uma novidade que eu coloquei nesse circuito, porque se eu não consigo fazer alguma das outras atividades, por conta das gravações, a eletroestimulação garante praticidade por conta do tempo.”

Aulas de dança

Trabalhando ainda mais o samba, Dandara tem aulas de dança para garantir uma performance perfeita na avenida. “Faço um treinamento com Rodrigo Costa, que é um profissional incrível. Ele me ajuda a encaixar melhor a coreografia e entender as paradinhas da bateria”, conta.

Tratamentos estéticos

Para garantir a saúde do corpo, a atriz investe em tratamentos corporais, feitos por seu dermatologista, o médico Cyro Hirano.

“Fiz um procedimento que serve para estimular o colágeno do corpo. Então, você escolhe a parte do corpo em que quer intensificar essa proteína. Eu fiz no bumbum”,
diz.

O procedimento se chama Radiesse, é um bioestimulador de colágeno injetável, composto de hidroxiapatita de cálcio, uma substância presente nos ossos e dentes. Por promover uma estimulação, pode ser usado no rosto e no corpo.

Além de promover firmeza e redução da flacidez, ele pode ser usado para definição do contorno corporal. No bumbum, também ajuda a volumizar e melhorar o aspecto de celulites e estrias, porque promove uma uniformidade na pele.

Yoga para fortalecer e aliviar a ansiedade

Para manter o bem-estar e aliviar a ansiedade, Dandara pratica yoga.

“Sigo a modalidade Ashtanga. Acho que ajuda muito a dar uma acalmada e a focar na respiração”, explica.Também é uma atividade intensa. Nessa técnica, seguimos uma série única de exercícios. Ela melhora a postura, aquece o corpo, ajuda no alongamento e coloca a pessoa em estado de concentração”, continua.

Cuidados com os pés

Por causa da intensidade do samba, os pés podem acabar prejudicados. Por isso, a atriz toma alguns cuidados para evitar feridas.

“Pode não parecer, mas sambar de salto é muito melhor do que de tênis, por exemplo. Mas é inevitável que haja machucados, principalmente pelo tempo de duração dos ensaios e do desfile”, afirma. “Vou usando pomadas e aplicando alguns truques, como enrolar algumas bandagens e algodões para evitar bolhas”, finaliza.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: corpo, dandara, atividades