Capa da Vogue de agosto de 2023, Gisele Bündchen fala sobre saúde mental, padrões e longevidade

08/08/2023 11h29


Fonte Vogue

Em um momento no qual as passarelas privilegiam um guarda-roupa eterno e sem excessos, Gisele Bündchen veste os maiores clássicos da moda, da camisa branca à estampa de leopardo, passando pelo jeans e pela alfaiataria – e fala à Vogue sobre saúde mental, padrões, longevidade e do que abriu mão pela carreira.

Vestida com uma camiseta amarela, calça jeans e sandália rasteirinha, Gisele chegou pontualmente ao ensaio de fotos que estampa esta Vogue em um estúdio em Miami. Acompanhada da irmã e empresária, Patrícia, foi logo ver a produção de moda que havíamos preparado. Em segundos, Gisele mostrou que está no comando. Escolheu o que iria – e o que não iria – vestir. Organizou os looks nas araras de acordo com a luz das fotos: “Isso vai no sol. Isso vai no estúdio”. Com os cabides em mãos, editou a sequência do shoot. Como de hábito, posou em frente a um espelho e escolheu quais perguntas enviadas pela Vogue responderia. Todo esse controle e cuidado explica a longevidade do sucesso da über. Ao simbolizar uma era e uma estética que valorizam a saúde e o bem-estar, Gisele segue incensada depois de 28 anos de carreira em uma indústria afeita à volatilidade e à efemeridade como a da moda. Não é à toa, portanto, que escolhemos para este editorial o tema “clássicos”, com peças atemporais como a camisa branca, o vestidinho preto, a minissaia. Um estilo também muito próximo ao da própria Gisele, que não dispensa uma boa calça jeans e uma camisa de linho.

Nada risca a imagem da brasileira, que ganhou o mundo com seus cabelos dourados e bochechas coradas. Num momento em que discute-se saúde mental, ela também se sensibilizou com o tema. Nos últimos anos, revelou que sofreu ataques de pânico no início da carreira, tempo em que sua rotina era composta por cafés, cigarros e vinho. “Tive que passar por momentos difíceis para entender a importância de fazer escolhas mais saudáveis para minha vida”, disse. Passou, então, a compartilhar técnicas de bem-estar com seus 22 milhões de seguidores no Instagram.
Imagem: Vogue Brasil/ LufréGisele Bündchen na capa da Vogue Brasil de agosto 2023.(Imagem:Vogue Brasil/ Lufré)Gisele Bündchen na capa da Vogue Brasil de agosto 2023.

Após viver publicamente o fim do casamento com Tom Brady, no ano passado, não minimizou o sofrimento que o processo causou nas raras entrevistas que concedeu. Mas apareceu leve e sorridente em eventos, como no Met Gala deste ano. “Separações nunca são fáceis, especialmente quando existe toda uma mídia especulando cada passo. Procurei focar nos meus filhos, na minha saúde e nos meus projetos e sonhos”, afirmou. Na entrevista a seguir, Gisele fala sobre os hábitos com os quais contorna a ansiedade, a estrutura matriarcal de sua família, o novo livro de receitas que deve lançar no ano que vem e reflete sobre a longevidade – na vida e na moda.

Maria Laura Neves: A pauta deste ensaio são clássicos da moda. Numa indústria tão volátil, você se mantém no topo há quase 30 anos. O que fez com que você mantivesse esse sucesso por tanto tempo?

Gisele Bündchen: Acredito que tem muito a ver com a minha personalidade e as escolhas que fiz ao longo do caminho. Fui fiel aos meus valores e à minha essência, dei sempre o melhor de mim, encarei a profissão de forma séria e fui sempre muito profissional. Sou naturalmente mais reservada e acabei escolhendo trabalhos que achava mais relevantes para me expor. Talvez isso tenha contribuído para a longevidade numa carreira normalmente tão passageira.

MLN: Quais são as peças clássicas de moda que você mais gosta?

GB: Jeans é a minha peça favorita, com certeza. Outra peça clássica que adoro é camisa de linho branca. Também é difícil errar com um vestidinho preto para um look de noite.

MLN: Você é símbolo de um movimento de valorização da saúde nas passarelas. Como enxerga essa contribuição e responsabilidade?

GB: Tive que passar por momentos difíceis para entender a importância de fazer escolhas saudáveis para minha vida, e fico muito feliz em hoje poder compartilhar isso. Não vejo como uma responsabilidade, mas tenho uma grande vontade de dividir meus aprendizados com o maior número de pessoas possível.

MLN: Como cuidou da saúde mental na separação e em outros momentos turbulentos?

GB:
Sempre confiei que cada situação, não importa o quão desafiadora, tem algo a nos ensinar e acontece para nosso crescimento. Separações nunca são fáceis, especialmente quando existe toda uma mídia especulando cada passo. Procurei focar nos meus filhos, na minha saúde e nos meus projetos e sonhos.

MLN: Quais são os seus rituais de bem-estar e autocuidado hoje?

GB:
Há três coisas que considero fundamentais para me sentir bem: me alimentar de forma saudável, me exercitar diariamente e ter momentos para o descanso da mente e do corpo.

MLN: Você já disse que se sente melhor hoje, aos 40 anos, do que aos 20. Por quê?

GB:
A maturidade me trouxe uma melhor aceitação e compreensão de mim mesma. Hoje, entendo que a saúde é minha maior riqueza, essencial para que eu tenha uma vida feliz e energia para concretizar meus sonhos.

MLN: Quais são os seus momentos de prazer que não passam pelo crivo do bem-estar? Você toma drinques de vez em quando? Deixou o hábito de fumar em qualquer ocasião?

GB:
Desde os meus 20 anos, nunca mais voltei a fumar. O cigarro aconteceu na minha vida pois queria me encaixar em um grupo, em um mundo, que não tinha nada a ver comigo. Tão logo me libertei disso e do mal que fazia, nunca mais voltei. Nos últimos anos, tomava vinho esporadicamente, mas faz quase dois anos que não bebo. O álcool prejudica a imunidade e, consequentemente, a saúde. Também não bebo mais café. Já o chocolate é um amor antigo, mas, como sei que açúcar não faz bem, como raramente e só chocolate meio amargo, e não aqueles cheio de gorduras e vários ingredientes desconhecidos. Posso dizer que o doce é, ainda, onde escorrego às vezes, principalmente quando estou no Brasil, onde tem mil docinhos maravilhosos por todos os lados.

MLN: Você teve ataques de pânico quando tinha 20 e poucos anos e dividiu as técnicas que te ajudaram a superar a ansiedade. O que funcionava como gatilho para essas crises? Nunca mais passou por um episódio desses?

GB:
Graças a Deus nunca mais tive ataques de pânico e, quando sinto um pouco de ansiedade, faço técnicas de respiração. Acredito que por levar uma vida muito mais saudável e equilibrada hoje isso não acontece mais.

MLN: Você já escreveu um livro, está preparando outro de receitas. Que outras atividades, além de modelar, têm te interessado?

GB:
Sou uma eterna estudante da vida, adoro aprender e poder dividir o que me faz bem com as pessoas. No meu livro Aprendizados, dividi um pouco da minha caminhada de vida. O livro de receitas deve sair no início do ano que vem e quero falar sobre a importância da alimentação saudável. Vou dividir algumas receitas fáceis e saudáveis que fazemos em casa com a intenção de ajudar mães que procuram por opções mais saudáveis para suas famílias.

MLN: Pretende voltar a desfilar?

GB:
Hoje não é algo que penso em fazer.

MLN: Você é uma das brasileiras mais bem-sucedidas da história, a modelo mais bem paga do mundo. Do que teve de abrir mão pela carreira?

GB:
Na época em que as meninas da minha idade estavam indo para festinhas, curtindo o início da juventude, eu trabalhava 365 dias, voando de país em país e muito sozinha. Sempre me senti muito responsável e fui exigente comigo mesma. Trabalhei muito desde os 14 anos. Não faria nada diferente e sou grata por tudo que vivi e aprendi.

MLN: E pela família?

GB:
Mudei de cidade, diminuí o ritmo de trabalho e comecei uma vida. Valeu a pena. Pude viver a maternidade de forma plena e cuidar da minha família.

MLN: Nos últimos anos, discussões sobre abusos contra mulheres e sobre padrões estéticos inatingíveis vêm transformando a moda. O que ainda precisa avançar nessa conversa?

GB:
A palavra “padrão” é muito limitante. A moda é para todos, então, deveria levar isso em consideração.

MLN: Você herdou da sua avó conhecimento sobre os poderes das plantas medicinais. Que lembranças tem dela e da infância?

GB:
O modo de vida dos meus avós era muito ligado à natureza e a tudo que ela poderia prover. Eles plantavam boa parte da comida e seus chás, criavam animais para consumo e mantinham um grande senso de comunidade. Era meu lugar favorito de ir nas férias, pois corríamos livres e integradas com a natureza.

A fruta a gente colhia do pé, ou da horta, como os moranguinhos, por exemplo. O ovo pegávamos direto da galinha.

O leite tirávamos fresquinho da vaca. Descascávamos e debulhávamos milhos. Foram experiências e ensinamentos para a vida. A minha avó é minha maior inspiração!

MLN: Sua família é matriarcal. Quais são as principais contribuições das mulheres da sua família para sua personalidade?

GB:
Com sete mulheres e apenas um homem (meu pai), acredito que a família seja liderada pelas mulheres. Minha mãe sempre trabalhou fora e ainda tinha que planejar toda a organização do funcionamento da casa e das seis filhas. Ela é uma heroína e um grande exemplo pra mim – ser independente é algo que tem muita influência dela. Assim como meu pai que sempre nos aconselhou e nos transmitiu muitos ensinamentos. Fomos ensinadas a fazer de tudo. Seja a usar uma furadeira para instalar quadros ou a pescar o próprio peixe, limpar e depois comer. Crescemos fazendo todas as tarefas de casa e sempre ajudando umas às outras.

MLN: Já precisou se defender de uma situação violenta ou abusiva?

GB:
Sou abençoada, nunca passei por nenhuma situação em que me senti acuada fisicamente.

MLN: O que pretende deixar como legado?

GB:
Trabalho em mim mesma todos os dias e coloco todo o meu amor em tudo que faço. Espero poder me tornar uma pessoa melhor e mais consciente e continuar espalhando amor por onde passo.

FOTOS: Lufré
ASSISTENTES DE FOTO: Ernesto Urdaneta e Chris Murphy.
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Déia Lansky.
PRODUÇÃO EXECUTIVA LOCAL: P Studio Production.
PRODUTORES EXECUTIVOS: Rodrigo Crespo e Dario Callegher.
EDIÇÃO DE MODA: Rita Lazzarotti.
ASSISTENTE DE STYLING: Amandha Gaio.
PRODUÇÃO DE MODA: Amandha Gaio, Ana Carolina Mariano e Fred Rocha.
ASSISTENTES DE PRODUÇÃO DE MODA: Lucas Ricardo e Juliana Gomes.
BELEZA: Henrique Martins.
ASSISTENTE DE BELEZA: Rey Moreira.
TRATAMENTO DE IMAGEM: Telha Criativa.
AGRADECIMENTOS: The Miami Beach EDITION Hotel, Riverset Studios e Manuk Catering
 

Tópicos: moda, carreira, gisele