Aline Gotschalg fala do casamento com Fernando Medeiros e da superação de um câncer
10/10/2025 15h20Fonte O Globo
Imagem: Arquivo pessoal
Aline Gotschalg , ex-BBB.

Dez anos após participar do “BBB”, Aline Gotschalg investe atualmente na carreira de influenciadora, com mais de dois milhões de seguidores no Instagram. Ela conta que, para se comunicar melhor com seu público, vem fazendo cursos voltados para comportamento humano, neurociência, desenvolvimento pessoal e performance.
— Hoje estudo para ser uma comunicadora mais consciente, uma mulher mais preparada e uma profissional que entrega profundidade em tudo o que faz — explica ela, contando que, mesmo sendo a quarta eliminada do "BBB 15", conseguiu construir sua independência financeira. — O programa foi um divisor de águas, não por visibilidade, mas pelas portas que abriu e pelas oportunidades que eu soube construir depois.
Ela ressalta que hoje é uma pessoa bem diferente daquela que era na época em que esteve no reality. Do programa, ficou apenas o relacionamento com Fernando Medeiros, que foi seu colega de edição. Os dois são casados e pais de Lucca, de nove anos.
— Já me vi no programa e é curioso. Vejo uma menina com um coração bom, mas com pressa de ser amada. Hoje, com tudo o que vivi, a abraçaria com mais carinho — reflete Aline, contando que não participaria de um reality novamente. — Prefiro viver a vida real, ela já é intensa o bastante.
Nas redes sociais, ela costuma compartilhar receitas, momentos com o marido e aprendizados de vida:
— As minhas reflexões vêm da minha vida real, de dores que vivi, de processos que me transformaram e das observações de outras mulheres também. Aos 35 anos, posso dizer que estou em paz com quem sou. Já quis provar, agradar. Hoje, só quero ser verdadeira. A autoestima para mim não é sobre aparência, é sobre coerência. Sobre olhar no espelho e se reconhecer. Me orgulho da mulher que estou me tornando porque ela tem coragem, mas também tem calma. Tem propósito, mas aprendeu a respeitar o tempo das coisas.
Imagem: Reprodução/Globo e Instagram
Aline Gotschalg e Fernando Medeiros

Nos últimos anos, ela passou por momentos complicados. Em 2022, descobriu um câncer de tireoide e precisou fazer a remoção total da glândula. A doença estava com metástase e Aline precisou de um tratamento complementar com radioterapia. Nesse período, chegou a perder a fala.
— Foi uma das fases mais desafiadoras da minha vida. Tive uma paresia nas cordas vocais e lembro que, por semanas, só conseguia me comunicar por mensagens. Foi desesperador. Um silêncio imposto que me fez lidar com medo, angústia e a sensação de perder o controle. Precisei de muitas sessões de fonoaudiologia, paciência e fé de que tudo voltaria ao normal. Foi um processo lento, de entrega total. E, nesse tempo, foram Deus e minha família que me sustentaram — afirma ela, que até hoje faz acompanhamento e mantém os exames em dia.
A situação, ela relembra, desencadeou crises de ansiedade e de pânico:
— Comecei a ter crises muito intensas e cada vez mais frequentes, e foi ali que aconteceu a grande virada de chave da minha vida. Elas vieram em um momento de sobrecarga, naquela fase em que eu queria dar conta de tudo e ser perfeita em tudo. Tinha um filho pequeno, uma marca de roupas, vivia correndo contra o tempo e, além disso, era completamente sedentária. O corpo cobra o que a gente tenta calar.
A tal virada de chave, complementa, trouxe hábitos saudáveis, como a reeducação alimentar e o apreço por exercícios físicos.
— A boa alimentação e a prática de atividade física salvaram a minha vida, foram as maiores terapias, me curaram por dentro e por fora. Elas me resgataram do fundo do poço. Hoje priorizo o meu sono, minha rotina e minha saúde mental. Não abro mão das pausas nem do exercício físico, porque entendi que equilíbrio é o que sustenta tudo. Aprendi a respeitar meus limites e a entender que descansar também é produtividade — argumenta.
Imagem: Arquivo pessoal
Aline Gotschalg

Aline também já fez procedimentos estéticos, como prótese mamária, botox, laser e "fox eyes", que se caracteriza pelo formato dos olhos puxados para cima. No entanto, garante, está há mais de um ano sem fazer nada. A vaidade, define, está em se cuidar com equilíbrio.
— Confesso que, a cada ano que passa, fico com mais receio até de fazer coisas simples como o próprio botox, mas esse preciso retocar. Hoje me sinto muito bem. Tenho acesso, mas não me deixo levar por modismos. Acho importante preservar o que é único, como o formato de cada rosto, cada traço, cada expressão. A beleza, para mim, está na verdade que transmitimos quando estamos em paz consigo mesma.
A paz, acrescenta, também permeia o relacionamento discreto com Fernando e com o filho, que, por opção, prefere não expor nas redes sociais.
— Quero que o Lucca viva uma infância real, livre de opiniões e pressões. Ele é minha maior inspiração, e proteger a inocência dele é uma das minhas maiores responsabilidades. Eu e o Fernando somos muito parceiros e conectados. Nosso amor amadureceu, ganhou propósito, calma e cumplicidade — pontua Aline, que já aprendeu a lidar com os comentários que recebe na internet: — Aprendi a entender que cada pessoa enxerga a partir da própria dor. Quando alguém critica, eu simplesmente compreendo que não é sobre mim, é quase uma confissão.
Para os próximos anos, Aline pretende continuar investindo em sua marca de roupas, a Ella, que passa por um momento de reestruturação. Em breve, ela lançará uma parceria com uma marca de lingerie. Além disso, quer ampliar a imagem para além das redes sociais:
— Estou preparando uma verdadeira jornada de transformação, diferente de tudo que já fiz. Vai mexer com a forma como muitas mulheres enxergam a si mesmas e o próprio poder.
Imagem: Arquivo pessoal
Aline e o marido, Fernando, que conheceu dentro da casa do "BBB".
