"É seguro ingerir bebida alcoólica", diz secretário de segurança do Piauí
04/10/2025 13h09Fonte G1 PI
Imagem: Ilanna Serena/g1
Secretário de segurança do Piauí, Chico Lucas.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, afirmou neste sábado (4) que é seguro consumir bebida alcoólica. A declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais. Ele também informou que dois lotes de bebidas estão sendo investigados por suspeita de intoxicação no Sul do estado.
"Temos recebido muitos questionamentos sobre se é seguro ingerir bebida alcoólica ou não. E eu digo pra você que é seguro sim", disse Chico Lucas. Ele citou três casos suspeitos: um em Parnaíba, envolvendo consumo humano, e dois lotes de bebidas no Sul do estado, que estão sendo analisados.
Também neste sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Teresina e comentou o caso. Ele recomendou que a população evite consumir bebidas destiladas incolores e com lacre de rosca.
Na sexta-feira (3), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou que um paciente com suspeita de intoxicação por metanol está internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.
O secretário Chico Lucas alertou ainda que é importante seguir as orientações gerais sobre se alimentar bem, beber água e estar descansado antes de consumir qualquer bebida alcoólica. Ele reforçou a importância de consumir bebidas de procedência conhecida e não dirigir após beber.
"Nós nos orientamos com o Ministério da Saúde, dialogamos com a vigilância sanitária. Se for beber não dirija, então vamos ficar atentos, tenho certeza que a gente vai fazer tudo que tiver possível para não ter nenhum caso aqui no Piauí de contaminação e intoxicação por metanol", afirmou.
O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (4), em Teresina, a compra de 2.500 unidades de fomepizol, medicamento usado no tratamento de intoxicação por metanol. A aquisição será feita por meio da Organização Pan-Americana da Saúde, com fornecimento vindo do Japão.