Tijuca festeja título com xote e baião no Desfile das Campeãs

26/02/2012 10h09


Fonte G1

Imagem: Alexandre Durão/G1Clique para ampliarArtista encarna uma sanfona na comissão de frente da Unidos da Tijuca.(Imagem: Alexandre Durão/G1)Artista encarna uma sanfona na comissão de frente da Unidos da Tijuca.

Nada de pressão ou nervosismo. A noite de sábado (25) e a madrugada de domingo (26) foram de comemoração para seis escolas de samba do Grupo Especial do Rio de janeiro, que conquistaram os primeiros lugares no carnaval deste ano. A campeã Unidos da Tijuca encerrou a noite com grande festa em clima de baião e forró.

A escola trouxe vaqueiros e sanfonas para celebrar Luiz Gonzaga, que completaria cem anos em 2012 se estivesse vivo. O enredo teve o título de "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão".

A rainha de bateria, Gracyanne Barbosa, teve novamente a companhia do marido, Belo, durante o desfile. Com a Sapucaí ainda cheia, o espetáculo de Paulo Barros terminou por volta das 4h30 - hora registrada já com o fim do horário de verão, que terminou durante a festa no Sambódromo.

Salgueiro
Segunda escola colocada, o Salgueiro desfilou com "gostinho de campeã", segundo a presidente, Regina Celi. A vermelha e branca ficou atrás apenas dois décimos da Tijuca. Regina disse que já sabe o próximo enredo e está em negociação, mas preferiu fazer mistério sobre o assunto.

Viviane Araújo, mais uma vez, fez bonito na avenida e esbanjou sensualidade. Ela garantiu que estará à frente dos ritmistas em 2013. A escola apresentou o enredo “Cordel Branco e Encarnado”, com inspirações nas histórias que renasceram no sertão, terra de Lampião, Antônio Conselheiro, Padre Cícero e de personagens como o lobisomem.

Vila Isabel
Com um enredo sobre a história de Angola, nomeado “Você semba lá... que eu sambo cá. O canto livre de Angola!”, a Vila Isabel arrematou o terceiro lugar. Mas, para o grande homenageado da noite, Martinho da Vila, a colocação foi infeliz. “Foi a melhor escola da avenida”, disse ele, em cima do último carro.

Mas o descontentamento de alguns integrantes não tirou o brilho da Vila no desfile das campeãs.

Portela
Sexta colocada, a Portela abriu os desfiles por volta das 21h20 trazendo em sua comissão de frente um tripé em meio a uma dança de orixás. O ator Milton Gonçalves também veio à frente da escola. Portelense assumido, o prefeito Eduardo Paes beijou a bandeira da escola empunha pela porta-bandeira Lucinha, que estava ao lado do mestre-sala Rogerinho.

Durante a sua passagem, a escola borrifou água de cheiro na Avenida em menção à tradição baiana. A azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira levou para a Avenida o enredo “E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual...”, do carnavalesco Paulo Menezes. Ao lado da águia, símbolo da escola, estavam os cantores Marisa Monte e Paulinho da Viola sobre um tripé que trouxe, ainda, o nome da escola.

Aos 51 minutos de desfile, um problema técnico deixa os setores 7 e 9 sem som por algum momento. Mesmo assim, os componentes e o público não pararam de cantar o samba, considerado um dos melhores da safra deste ano.

Grande Rio
Em seguida, foi a vez da Acadêmicos da Grande Rio mostrar toda a sua força na Sapucaí com o enredo “Eu acredito em você. E você? – Histórias de superação”. Mais uma vez, a tricolor de Duque de Caxias mostrou que continua forte em busca do título e levou para Avenida nomes como o iatista Lars Grael e Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza.

Como não poderia ser diferente, a Grande Rio chamou a atenção pela quantidade de famosos reunidos. À frente da bateria, a rainha, a atriz Ana Furtado, brincou com os ritmistas e garantiu que vai permanecer no posto em 2013. Nem mesmo a asa quebrada da fantasia tirou o ânimo da atriz, que mostrou samba no pé e posou ao lado dos componentes da escola.

Beija-flor
Já passava de meia-noite quando a Beija-Flor, quarta colocada neste ano, levou de volta à Sapucaí a cultura e as lendas de São Luis do Maranhão. Com carros grandes e luxuosos, a azul e branca de Nilópolis empolgou o público, que respondeu com bandeiras e faixas. Se no desfile oficial a comissão de frente não se apresentou em frente ao setor 3, dessa vez, os bailarinos cumpriram o dever e evoluíram em todas as cabines.

Mais uma vez, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Claudinho e Selminha Sorriso mostraram sintonia e leveza durante o seu bailado na Avenida. À frente da bateria estava a rainha Raíssa de Oliveira, que comemorou dez anos no posto. A musa garantiu que permanece com faixa em 2013 e ainda foi “abençoada” por Luma de Oliveira, que estava na frisa acompanhando tudo de perto.

Confira as últimas notícias sobre Carnaval: florianonews.com/carnaval
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: enredo ?, escola, samba