Mudança de concentração reduz número de vias e pontes interditadas durante Corso 2019

10/02/2019 07h51


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Avenida Raul Lopes completamente lotada - Corso de Teresina 2017.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Avenida Raul Lopes completamente lotada - Corso de Teresina 2017.

Com a mudança na concentração dos caminhões do Corso, a Superintendência de Trânsito e Transportes de Teresina (Strans) decidiu reduzir o número de vias interditadas durante o maior desfile de carros alegóricos do mundo. Este ano, o bloqueio começará após às 12h do dia da festa, marcada para o dia 23 de fevereiro.

Segundo o coronel Jaime Oliveira, diretor de operações e fiscalização da Strans, a mudança da concentração dos caminhões facilitou o trânsito e amenizou os problemas embaixo da ponte Juscelino Kubitschek. Diferente do ano passado, as vias que dão acesso a Avenida Raul Lopes não serão mais interditadas um dia antes do Corso.

"A ponte da Primavera ficará aberta até meio dia do sábado (23) e depois desse horário será interditada. Já as avenidas Marechal e Duque de Caxias ficarão livres. A ponte Juscelino Kubitschek será totalmente liberada. Somente uma via da ponte Estaiada será interditada no início da manhã do sábado. A via que dá acesso a Zona Norte ficará livre e a que fica no sentido contrário, sentido Raul Lopes e Leste, será interrompida”,
explicou o coronel.

Já a avenida da festa, Raul Lopes, será interditada a partir das 14h do sábado (23). “Somente veículos que farão transportes de comerciantes e da segurança, por exemplo, poderão entrar na via, mas somente até o horário de início do Corso, às 16h. O acesso ao Teresina Shopping ficará livre. Já no Shopping Riverside, o acesso ficará pela Rua das Tulipas até o meio-dia, depois será fechada”, completou.
Imagem: Divulgação/Prefeitura de TeresinaMapa do Corso 2019 de Teresina.(Imagem: Divulgação/Prefeitura de Teresina)Mapa do Corso 2019 de Teresina.

Segurança

De acordo com o secretário de segurança, coronel Rubens Pereira, ao longo da avenida serão instalados 20 elevados com policiais militares, além de câmeras de segurança e drones sobrevoando no evento para monitorar os foliões. Cerca de 600 policiais militares, 80 agentes da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e 20 guardas municipais atuarão no evento.

“Vamos instalar novamente o Centro Integrado, que será uma base de segurança pública, e lá será instalado um vídeo monitoramento. Vamos linkar câmeras da prefeitura espalhadas na via com o vídeo monitoramento. Lá também teremos atendimento da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros com registro de boletins de ocorrências e Termo Circunstanciado de Ocorrências. Mais uma vez contaremos com a presença de elevados visuais com policiais militares”, destacou.

O Corpo de Bombeiros contará com duas lanchas para combater possíveis afogamentos e uma equipe de socorro. A Superintendência de Trânsito e Transportes de Teresina (Strans) dará toda assistência ao trânsito desde o início até o final da festa com 103 agentes.

"O objetivo é atuar de forma integrada, um órgão colaborando com o outro, coordenando e agindo de forma unificada para não haver nenhum problema”,
disse o coronel Rubens Pereira.


*José Marcelo, estagiário sob supervisão de Catarina Costa

Tópicos: avenida, festa, corso