Temporal deixa feridos e casas destruÃdas em Canela e Gramado (RS)
22/07/2010 08h08Fonte R7
Cerca de 70 casas foram danificadas pelo forte vento e temporal que atingiram as cidades de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha (RS), na noite desta quarta-feira (21), de acordo com o levantamento da Brigada Militar (BM).A situação mais grave foi registrada em Canela, onde 11 pessoas foram encaminhadas para o Hospital de Caridade do município até a meia-noite desta quinta-feira (22). Nenhuma delas tinha ferimentos graves.
Imagem: Rafael Cavalli / Jornal NH / Correio do Povo
Temporal deixou rastro de destruição por onde passou na Serra Gaúcha
Temporal deixou rastro de destruição por onde passou na Serra GaúchaO número de feridos, no entretanto, pode ser maior. Segundo o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, o total pode chegar a cem. Orsolin pode decretar situação de emergência no município nesta quinta-feira.
A BM da Serra Gaúcha, que convocou os soldados que estavam de folga, está mobilizada para averiguar os estragos. A suspeita é de que um tornado tenha atingido a região, segundo a MetSul Meteorologia.
A análise das primeiras imagens de satélite mostra que os ventos superaram 200 km/h. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Canela, a velocidade registrada foi de 123,8 km/h.
Segundo as primeiras informações da BM, além das cerca de 70 casas atingidas, postes e árvores foram derrubados. Fios da rede elétrica, por sua vez, estão caídos em alguns pontos.
Às 23h desta quarta-feira (21), cerca de 10 mil consumidores ficaram sem eletricidade na Serra Gaúcha. Destes, 5,7 mil são moradores de Canela. Uma hora depois, a situação já havia sido parcialmente normalizada, conforme a Rio Grande Energia (RGE). À 0h15 desta quinta, Canela tinha 3 mil clientes com falta de luz e o problema só deverá ser completamente resolvido durante a manhã.
Defesa Civil, Bombeiros e Brigada Militar traçam ações
A Defesa Civil foi acionada e enviará colchões e itens de cama. O comandante do Batalhão Turístico de Gramado, coronel Marcelo Frota, afirmou que a prioridade da BM é encontrar locais para realocar os atingidos, principalmente em Canela.
- O Corpo de Bombeiros enviará reforços para ajudar no auxílio. Há uma certa tranquilidade com Gramado, onde não foi registrado nenhum ferido. A prioridade, agora, é Canela.
Além do coronel Frota, o subchefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, major Aurivan Chiochetta, foi para Canela durante a noite para avaliar os estragos. Eles se reuniram com outros integrantes do Corpo de Bombeiros, da BM e da Defesa Civil para traçar as próximas ações conjuntas.
Chuva deve permanecer na metade Norte do RS
Para quinta-feira, a previsão é de que a chegada de ar seco e frio no Rio Grande do Sul provoque a diminuição da nebulosidade no Sul e parte do Oeste do Estado, onde o Sol deverá aparecer, elevando a temperatura pela manhã.
No Norte, parte do Centro e no Nordeste, o dia será de muitas nuvens e chuva, que pode ser forte, sobretudo no Norte. As autoridades estarão atentas ao nível dos rios da região, como o Uruguai, Caí e Sinos.
Confira as últimas notícias sobre Brasil: florianonews.com/brasil
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












