Operação prende traficantes no Piauí, Bahia, São Paulo, e Rio

09/06/2010 18h10


Fonte Cidade Verde

A Polícia Federal de Ilhéus/BA prendeu nesta quarta-feira (9) mais de 20 traficantes em oito municípios do Estado, além de cidades no Rio de Janeiro, São Paulo, e Piauí. Batizada de Monte Belo, a operação buscou desarticular uma rede de traficantes que atuava nos quatro Estados, e cumpriu mandados de prisão e busca expedidos pela Justiça.
A operação foi deflagrada pela manhã em Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Coaraci, Ubatã, Ipiaú, Jequié, e Itamaraju, todos no sul da Bahia, além de São Paulo, Maricá/RJ, e Bom Jesus, 632 quilômetros ao sul de Teresina. Oficialmente, a PF não forneceu informações para a imprensa sobre os presos, mas confirmou a apreensão armas, veículos, bens imóveis, e cerca de 15 quilos de droga.

As investigações começaram em novembro de 2009com base em denúncias anônimas de tráfico em Ilhéus. A PF usou escutas telefônicas, fotografias e filmagens dos envolvidos. O principal alvo era um dos líderes do tráfico na região, dono de fazendas de cacau, imóveis e táxis, supostamente usados para lavagem de dinheiro. Também foi recapturado um fugitivo do presídio de Itajuípe, que deixou bilhete no momento da fuga debochando do sistema prisional.

O Cidadeverde.com manteve contato com a Polícia Federal em Ilhéus, onde a informação foi confirmada. No entanto, os delegados da operação continuam em diligências e não se encontram disponíveis no momento para prestarem maiores informações. Na delegacia, falta confirmação de quantos mandados deveriam ser cumpridos.

Na Polícia Federal no Piauí, o setor de comunicação informou não dispor de informações, pois toda a operação teria ficado a cargo dos agentes baianos. Na delegacia de Bom Jesus, o Cidadeverde.com foi informado de que não houve pedido de reforço para dar cumprimento às determinações judiciais. Na Bahia, a ação contou com ajuda da Polícia Militar e Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Segundo o site do jornal A Tarde, de Salvador, foram 37 mandados de prisão e 30 de busca, e a quadrilha seria liderada por José dos Santos Lima, conhecido como Loló. Duzentos agentes da PF estariam envolvidos no cumprimento dos mandados.