Falha no Orkut prejudica mais de 180 mil usuários

25/09/2010 12h46


Fonte G1

Imagem: reproduçãoClique para ampliarPágina da comunidade onde são redirecionados os perfil infectados pelos vírus(Imagem:reprodução)Página da comunidade onde é redirecionado o perfil infectado pelo vírus
Uma falha no código do Orkut fez com que mais de 180 mil usuários fossem infectados com um bug que impede o uso da rede social. O problema ocorre na página de recados que, ao ao ser visualizada, leva automaticamente para uma comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut".

A falha ocorre no processamento das mensagens dos usuários que permite que hackers insiram um código JavaScript, tornando a pessoa um membro da comunidade. Ao entrar nos "scraps", como são chamadas as mensagens da rede social", além de ser levado para a página "Infectados pelo Vírus do Orkut", o usuário passa o "bug" automaticamente para os amigos.

Como todos os afetados pela falha se tornam membros da comunidade, a página, criada neste sábado, já possui mais de 180 mil membros. De acordo com Altieres Rohr, colunista de segurança para o PC do G1, o bug se tornou público na noite desta sexta-feira (24). "O Google foi avisado do problema por volta das 22h40 e ainda não tomou uma ação", conta.

O problema prejudica apenas o uso da rede social e não existe o risco do problema se espalhar para o computador como um vírus. O colunista explica que basta os usuários não acessarem as páginas de mensagens dos amigos até o problema ser resolvido ára evitar ser atingido pelo bug.

Até o momento, o Google não se manifestou sobre o problema.