Questionado, Flávio sai em defesa do uso de três zagueiros: "Melhor forma"

31/07/2015 11h00


Fonte G1 PI

Imagem: Emanuele Madeira/GloboEsporte.comFlávio Araújo chama atenção para esquema de sustentação do time.(Imagem:Emanuele Madeira/GloboEsporte.com)Flávio Araújo chama atenção para esquema de sustentação do time.

Certa vez em um treino do River-PI, o técnico Flavio Araújo fazia mistério sobre o esquema tático. Ali era a pré-definição da formação com três zagueiros, hoje defendida ao máximo por ele. Após o treino, onde o técnico ainda testava outras configurações de jogo, o comandante tricolor foi questionado por um repórter qual daqueles utilizados no treinamento ele poderia escolher. Flávio foi sucinto.

- No dia do jogo eu decido - cortou as especulações.

Depois do título no Campeonato Piauiense, da participação na Copa do Nordeste e dos dois jogos na Copa do Brasil, Flávio colocou no DNA tricolor os três zagueiros, no chamado "cinturão defensivo". Mas após dois empates em casa e uma vitória na Série D do Campeonato Brasileiro, o esquema foi contestado. Flávio, então, teve que sair em defesa. As peças do elenco começaram a variar, mas as presenças de Índio, Paulo Paraíba e Rafael Araújo continuam inalteradas. Ao menos é o que explica o técnico.

- Foi a melhor forma que nosso time se adaptou desde a Copa do Nordeste até o presente momento. Então, se você for fazer uma analise tática com relação ao posicionamento da equipe do River-PI, vão ver que os três zagueiros dão suporte geral para todos os sete jogadores que vão buscar o ataque – defendeu o técnico.

Se muitos não aprovam os três zagueiros, Flávio afirma que é uma forma que ele tem para sustentar todos os sete outros jogadores que se lançam em busca do gol. Esse posicionamento da defesa permite liberdade ao time quando acontece a saída dos dois volantes e laterais, possibilitando que o Galo sempre tenha um jogador para fazer a cobertura e esperar, se precisar, brigar pela segunda bola.

Imagem: Abdias Bideh/GloboEsporte.comÍndio, Paulo Paraíba e Rafael Araújo formam o Índio, Paulo Paraíba e Rafael Araújo formam o "cinturão de defesa" do River-PI.

Para o técnico, o importante no momento é esclarecer as diferenças entre a eficiência do esquema e o posicionamento com relação ao rendimento dos próprios jogadores - as atuações dos atletas também tem sofrido questionamentos. Os erros nas partidas na hora das finalizações em meio à quantidade de oportunidades criadas resumem bem o cenário que o técnico fala. Exemplo: no duelo com o Guarani de Juazeiro, foram 22 finalizações. Nenhuma entrou.

Em três rodadas, o River-PI assumiu a liderança do Grupo A2 no Campeonato Brasileiro da Série D. Com cinco pontos, os demais times seguem com campanhas parecidas e na cola do tricolor piauiense. A diferença entre o primeiro e o último colocado é de quatro pontos. A equipe tenta respirar na ponta da tabela e vai em busca dos três pontos que podem garantir essa folga. Nesse sábado o Galo encara o Imperatriz no estádio Frei Epifânio, às 19h15, pela quarta rodada do nacional. O GloboEsporte.com transmite o jogo em Tempo Real.