Piauiense mantém tradição familiar e ganha medalha de ouro no badminton

24/09/2016 12h47


Fonte globoesporte.com

Se os paranaenses Williams Guimarães e Rafael Faria brilharam no badminton dos Jogos Escolares da Juventude, conquistando três medalhas na primeira divisão, o Piauí também saiu de João Pessoa comemorando. Afinal, foram oito medalhas conquistadas, somadas às participações do estado na primeira e segunda divisões.

Na final de duplas da segunda divisão, os piauienses Fernando Vieira e Thiago Vieira venceram a dupla cearense formada por Gabriel Santos e Luan Robson de Oliveira por 2 sets a 0, com parciais de 21/9 e 21/12.
Imagem: William Lucas/Exemplus/COBFinal de duplas da Série B dos Jogos Escolares da Juventude.(Imagem:William Lucas/Exemplus/COB)Final de duplas da Série B dos Jogos Escolares da Juventude.

Para se ter uma idéia da força do esporte no Piauí, Fernando vem de uma família de jogadores de badminton, incluindo a irmã Ivna de apenas 6 anos.

- Toda a família pratica. Tudo começou com a minha irmã mais velha (Lorena Vieira, de 15 anos), que recebe o bolsa-atleta do Governo Federal e já comprou o melhor material disponível. Ela me incentiva muito e espero um dia me tornar um jogador profissional, conhecer o mundo inteiro, ganhar muitas medalhas e fama -, disse o jovem de 13 anos, fã do Ygor Coelho, atleta carioca que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Imagem: William Lucas/Exemplus/COBClique para ampliarSania Lima conquistou três medalhas para o badminton piauiense nos Jogos Escolares da Juventude.(Imagem:William Lucas/Exemplus/COB)Sania Lima conquistou três medalhas para o badminton piauiense nos Jogos Escolares da Juventude.

Sania Lima se inspira na irmã e conquista três medalhas de ouro na primeira divisão


Já na disputa da primeira divisão, não teve para ninguém. A piauiense Sania Lima arrasou a concorrência nos torneios de badminton dos Jogos Escolares da Juventude. E também com inspiração familiar. Nesta sexta-feira, dia 23, na Vila Olímpica, ela conquistou todas as medalhas de ouro possíveis. Na final individual, a jovem de 14 anos da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, de Teresina (PI), derrotou a conterrânea Maria Emanuelle da Rocha, da Escola Municipal Barjas Negri, também da capital, por 2 sets a 0, parciais de 21/10 e 21/15.

Juntas, Sania e Maria Emanuelle venceram as paulistas Sofia Alonso e Vitoria Brunetti na final de duplas feminina por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 22/20. Já na final de duplas mistas, Sania e Thiago Ribeiro derrotaram a dupla paranaense formada por Rafael Faria e Isabelle Cristina por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/10. Em um intervalo de cerca de três horas, Sania disputou três finais e subiu no alto do pódio três vezes.

Com os resultados, Sania repetiu o feito da irmã Samia Lima, que, em 2013, conquistou todos os títulos disponíveis no esporte e, no fim do ano, foi coroada como a melhor atleta escolar entre 12 e 14 anos de todo o país, e recebeu o Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), entidade que organiza os Jogos Escolares. Aos 14 anos, ela é fã da espanhola Carolina Marín e da indiana Sindhu Pusarla, campeã e vice-campeã dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

- Elas jogam demais. Ainda tenho muito o que aprender para chegar no nível delas. Na verdade, ainda tenho muito a aprender com a minha irmã (Samia está com 16 anos). Já jogamos várias vezes e eu nunca consegui derrotá-la - disse Sania.

O badminton encerrou as disputas nos Jogos Escolares da Juventude, assim como outras oito modalidades individuais. A partir deste domingo começam as disputadas dos esportes coletivos em João Pessoa - futsal, vôlei, basquete e handebol.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: jogos, medalhas, badminton