Vacinação de pessoas com comorbidades gera filas e aglomeração em Teresina

07/05/2021 18h28


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarNeste sábado (8), gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Contin(Imagem:Reprodução)
Pontos de vacinação contra a Covid-19 registraram filas e aglomeração na manhã desta sexta-feira (7) em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou a imunização de pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos, com as doses da Astrazeneca.

As filas foram registradas tanto nos postos de drive-thru como os para pessoas sem meio de transporte, nos terminais de integração de ônibus Bela Vista e Livramento, nas Zonas Sul e Leste da capital. Populares informaram à TV Clube que a demora para receber a primeira dose da Astrazeneca chegou a ser de até três horas.

Isso porque, nesta etapa, os profissionais de saúde devem conferir a documentação da pessoa antes da aplicação da dose para ser comprovada a comorbidade.

Esse procedimento acarretou alguns transtornos, como foi o caso da aposentada Maria Liduína Félix. Os funcionários da FMS a comunicaram que os documentos que ela apresentou não são suficientes.

“Eles disseram que não iriam me vacinar, porque tenho diabetes e minha doença está controlada. Eu trouxe o remédio que tomo e o documento dado pelo médico. Mas, como vou conseguir falar com o médico?”, disse.

Após o caso de Maria Liduína ser esclarecido, a mulher conseguiu ser vacinada. Entretanto, algumas pessoas enfrentaram filas e não receberam a primeira dose do imunizante por não possuírem as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde ou por não apresentarem os documentos necessários.

Neste sábado (8), gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 58 e 59 anos.


Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: pessoas, dose, comorbidades