Teresina tem apenas 8 leitos livres de UTI Covid; decreto permitiu eventos na cidade

01/02/2021 12h37


Fonte G1 PI

Teresina tem apenas 8 leitos de UTI Covid disponíveis, de acordo com informação do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, na manhã desta segunda-feira (1º). Uma semana após o Comitê de Operações Emergenciais (COE) ter recomendado restrições para conter o aumento da ocupação de leitos.

O governo do estado seguiu a recomendação do COE e emitiu decreto com restrições, no dia 26 de janeiro. Contudo, a prefeitura municipal de Teresina flexibilizou medidas na capital, como autorizar a realização de eventos, em decreto emitido no sábado (30).

“No momento temos oito [leitos] livres na rede, mas estamos em uma situação um pouco mais folgada porque o HU [Hospital Universitário] entra com mais 10 leitos, ofertando para a rede”, informou Gilberto Albuquerque.

Sobre os leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), o Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu uma recomendação à FMS para que os leitos de UTI não sejam destinados apenas a pacientes de outros estados.

De acordo com MP, existe um bloqueio na regulação de pacientes piauienses para leitos de UTI no HU. O G1 questionou a FMS sobre a recomendação e a fundação afirmou que só iria se manifestar no processo.

"Situação que dá para suportar"

O presidente da FMS afirmou que alertou à prefeitura sobre os riscos da flexibilização de medidas para conter o avanço da Covid-19 na capital. “O prefeito ouve a saúde, mas também ouve o lado econômico, que o pensamento é um, o da saúde é outro. Daí, ele pode emitir um parecer”, disse.

“Do ponto de vista da saúde, para nós quanto menos movimentação, quanto menos pessoas fazendo contato, melhor. Porque a transmissão diminui”, declarou Gilberto Albuquerque.
O gestor afirmou que, somando os oito leitos disponíveis com os 10 do HU, a capital deve ficar em uma "situação que ainda dá para suportar" por pelo menos dois dias.

"Essa doença não tem parâmetro. Nosso perfil no Piauí como não temos muitas pessoas de fora transitando, temos uma curva de ascensão mais lenta, o que dá para a gente prever", pontuou.

O presidente disse que a fundação recebe nesta segunda mais equipamentos de UTI para, a medida que houver a "pressão" por leitos poderá haver a expansão.

CRM criticou a prefeitura

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) criticou a prefeitura pelo decreto que flexibilizou medidas. Em nota à sociedade, a organização pediu que os gestores tratem a saúde como absoluta prioridade.

O conselho citou a situação vivida no Amazonas, onde houve colapso no sistema de saúde, solicitando ao poder público que evite que a mesma situação ocorra em Teresina.

"Salta aos olhos que os gestores municipais parecem negligenciar sua responsabilidade com a saúde da população teresinense, enxergando o triste cenário da pandemia em nossa capital sob uma ótica míope e indiferente", disse o CRM na nota.

O conselho afirmou ainda que o estado da pandemia é de emergência e que exige de todas as autoridades ações efetivas e concretas para proteger a saúde pública.

Justiça proibiu eventos

Uma decisão do juiz Aderson de Brito, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, proibiu que o município de Teresina autorize a realização de qualquer tipo de evento que gere aglomeração de pessoas.

A decisão é contrária a um dos pontos do decreto, divulgado no sábado (30), em que o prefeito Dr. Pessoa (MDB) autorizou eventos. A prefeitura informou que ainda vai se pronunciar sobre a decisão.

“Dou provimento para determinar ao Município de Teresina que se abstenha de autorizar quaisquer outras festas/eventos promovedores de aglomerações (seja em ambiente aberto, seja em ambiente fechado), seja quem for seu Produtor/Organizador”, decidiu o juiz.

A decisão é do dia 27 de janeiro. O juiz decidiu pela proibição após provocação do Ministério Público, que avaliou que uma decisão anterior da justiça impediu a realização de festas carnavalescas, mas não foi clara quanto à autorização para realização de outros eventos.

Normas flexibilizadas
Imagem: Reprodução/TV ClubeComércio em Teresina poderá definir horários, funcionando até 9 horas por dia.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Comércio em Teresina poderá definir horários, funcionando até 9 horas por dia.

No novo decreto, a Prefeitura de Teresina flexibilizou horários para funcionamento de atividades que ficaram mais restritos com o decreto do governo do estado, divulgado na terça-feira (26). As regras têm validade até o dia 21 de fevereiro deste ano.

Veja a íntegra do decreto

Veja principais pontos do decreto da Prefeitura de Teresina:
  • Os bares podem funcionar até 0h com apresentações musicais ou música ambiente, desde que sem dança e sem livre circulação de pessoas, mantendo distanciamento;
  • O lojista poderá definir a que horas o estabelecimento irá abrir e fechar, respeitando o limite de 9 horas diárias de funcionamento e a definição deverá ser informada à SDU de sua região;
  • Os shoppings poderão funcionar em horário normal, das 10h às 22h;
  • Festas e prévias carnavalescas estão proibidas tanto promovidas por entes públicos quanto por entes privados;
  • Fica suspenso o funcionamento de casas de shows, boates e similares, com ou sem venda de ingressos;
  • Em caso de realização de eventos, buffets e bares deverão informar à SDU a quantidade de pessoas no local e horário de funcionamento.
Ainda de acordo com o decreto, os locais que descumprirem as determinações poderão ser penalizados com multas, interdição e até cassação do alvará de funcionamento, caso reincidam nas infrações.

Vitor Bezerra, presidente do conselho fiscal da Associação de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel), disse que o setor está de acordo com a flexibilização para reduzir prejuízos para a categoria. Bares e restaurantes ficaram fechados por 5 meses em 2020 no estado.

Ocupação de leitos atingiu 90% em Teresina

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicados ao combate à Covid-19 nos hospitais de Teresina chegou a ficar entre 88% e 92% no sábado (30), de acordo com o secretário municipal de saúde, Gilberto Albuquerque.

Segundo a Sesapi, durante a noite a ocupação ficou em 82%. Por conta disso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) determinou a suspensão das cirurgias eletivas ambulatoriais em todo o Piauí, exceto as cirurgias do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP).

A suspensão vale por 14 dias, a contar a partir do sábado (30) até 13 de fevereiro.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: teresina, acordo, decreto