Teresina já atendeu pacientes com Covid-19 e casos suspeitos de 15 cidades do MA, diz prefeitura

09/05/2020 12h13


Fonte g1

Imagem: ReproduçãoTeresina já atendeu pacientes com Covid-19 e casos suspeitos de 15 cidades do MA, diz prefeitura(Imagem:Reprodução)
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), afirmou que a rede municipal de saúde da capital já atendeu pacientes com Covid-19 e suspeita da doença vindos de 15 municípios do Maranhão, estado vizinho ao Piauí. Até a noite dessa sexta-feira (8), foram 85 atendimentos com 45 casos confirmados e 26 sendo investigados, de acordo com a prefeitura.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), entre os casos confirmados, 17 precisaram ser internados para tratamento da doença. O prefeito da capital teme que a vinda de pacientes de outros estados possa agravar a situação no Piauí.

“Historicamente, a rede municipal de saúde de Teresina tem sido um destino para grande parte dos maranhenses que precisam de atendimento. Infelizmente, em uma crise como essa, não conseguiremos atender essa sobrecarga sem provocar o colapso no nosso sistema de saúde”, afirmou Firmino.

O prefeito ressaltou que a capital é referência para atendimento de outros 223 municípios piauienses e que a taxa de ocupação de leitos semi-intensivos e de UTI para Covid-19, já ultrapassou os 50%.
Dos casos atendidos na capital piauiense, apenas 13 foram descartados para infecção pelo novo coronavírus, entre eles um óbito. Um dos pacientes testou positivo para H1N1.

“Com esse cenário, nossa preocupação não só se confirma como se fortalece. Somos estados irmãos, mas precisamos do mesmo empenho no controle dessa pandemia tão nefasta. Do contrário, teremos muitas mortes para lamentar. De ambos os lados”, declarou Firmino.


Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: prefeito, pacientes, capital