Teresina ganha bolo de 8 m e 163 kg para comemorar aniversário

17/08/2015 09h04


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina Costa/G1Centenas de pessoas acompanharam o corte e distribuição do bolo.(Imagem:Catarina Costa/G1)

Teresina ganhou um bolo de oito metros e 163 kg para celebrar o seu 163º aniversário comemorado neste domingo (16). O local escolhido para fazer o corte do bolo foi o bairro Poti Velho, Zona Norte, local onde deu início a instalação da capital piauiense. A solenidade contou com a presença do prefeito Firmino Filho e foi prestigiada por populares.

A Banda da Polícia Militar fez uma apresentação cultural no Parque Ambiental Encontro dos Rios e após o discurso do prefeito foi feita a distribuição do bolo para centenas de teresinenses.

“Sempre venho com meu marido para acompanhar o corte do bolo. É uma diversão nesse dia de feriado”, falou a dona de casa Vera Lúcia, 63 anos.

“Desde jovem sempre acompanhei a programação do aniversário da capital. Lamento porque antigamente tinha mais atividades como cinema e hoje está muito restrito ao corte do bolo”, disse o serralheiro Afonso dos Santos, 63 anos.

Moradora do bairro Poti Velho, a aposentada Cícera José Mesquita , 76 anos, levou as filhas e netos para cantar o parabéns para a capital. “Teresina é uma cidade maravilhosa porque tem um povo acolhedor”, resumiu a senhora.

Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, disse que a escolha do Poti Velho foi feita porque o bairro é o berço, o marco zero da cidade. “O grande presente para Teresina é dar alegria ao seu povo, povo esse que faz a história da cidade”, destacou.

Protesto

O prefeito Firmino Filho foi recebido com vaias por um grupo de cerca de 20 pessoas que fizeram uma manifestação na Avenida Boa Esperança contra as desapropriações previstas na segunda etapa do projeto Lagoas do Norte.

A segunda fase prevê a obra de esgotamento sanitário, com a construção de 80 km de redes coletoras, 8.665 ligações domiciliares, 12 estações elevatórias, requalificação e ampliação da ETE Pirajá, 1.000 m de drenagem; sistema viário, com 18 km de melhorias e ampliação de ruas; 2.225.960 m2 de requalificação urbana e acompanhamento social para 1.800 famílias, a ser executado no período estimado de cinco anos.

Para Francisco Oliveira, representante dos moradores da região, o projeto é “imoral” porque irá retirar cerca de 2.800 famílias que vivem no local há mais de 50 anos.
“Não somos contra o projeto, mas a forma como está sendo executado. Estamos na luta e esperamos ser recebidos pelo prefeito, pois já tivemos três audiências no Ministério Público e ele não foi, mandou apenas representantes”, falou.

O prefeito Firmino Filho rebateu as críticas dizendo que este domingo é o dia de comemorar as conquistas dos teresinenses e que pretende continuar fazendo mais pela cidade, mas sempre com um diálogo respeitoso.

Em relação ao projeto Lagoas do Norte, Firmino Filho falou que a primeira etapa das obras já proporcionou uma melhoria na qualidade de vida das pessoas e que o fim do projeto pretende atender mais de 1.200 famílias. “O protesto é sempre recebido, mas é preciso pensar nas pessoas que serão beneficiadas”, rebateu.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook