Teresina é a 4ª capital do país e a 2ª do Nordeste em geração de empregos

28/04/2015 09h38


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarEmpresas de telemarketing foram responsáveis pela metade dos empregos.(Imagem:G1 PI)Empresas de telemarketing foram responsáveis pela metade dos empregos.

No ano passado Teresina foi a quarta capital do país e a segunda da região Nordeste em saldo positivo de empregos. Ao todo foram mais de oito mil novas vagas preenchidas na cidade. As empresas de telemarketing foram as principais responsáveis pelo crescimento do setor, registrando metade dos empregos gerados.

Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Mesmo com a boa fase, as perspectivas apontam que o saldo empregatício ainda vai melhorar nos próximos meses. Uma das empresas de telemarketing que atualmente emprega mais de seis mil pessoas na capital vai abrir uma filial no mês de junho na cidade de Parnaíba, no Litoral do estado, e mais duas mil pessoas devem ser empregadas.

Para o especialista em negócios Carlos Jorge, a região Nordeste tem atraído esse tipo de empresa principalmente por conta das políticas de incentivo fiscal. Segundo ele, existe bastante mão de obra disponível para as oportunidades geradas pelas empresas do setor de telemarketing.

"A instalação dessas empresas é menos complexa e existe mão de obra disponível, porque via de regra é uma mão de obra não precisa ter experiência. Geralmente o setor de telemarketing termina sendo o primeiro emprego dos jovens e o custo da mão de obra no Nordeste é bem mais barato que no Sul e Sudeste do país",
falou.