Suspeito de atirar e matar sargento da Polícia Militar em Teresina morre ao reagir à prisão

27/10/2022 08h46


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoFrancisco Ivan Mendes Andrade Júnior(Imagem:Divulgação)Francisco Ivan Mendes Andrade Júnior

Um homem identificado como Francisco Ivan Mendes Júnior, de 23 anos, suspeito de ser o autor do tiro que matou o sargento André Maia, da Polícia Militar do Piauí, morreu em confronto com a PM na madrugada desta quinta-feira (27). Nessa quarta (26), dois adolescentes foram apreendidos e dois adultos foram presos suspeitos de participação na morte do policial.

Um dos adolescentes apreendidos foi liberado depois que os policiais civis concluíram que ele não teve participação no crime. Agora, os policiais buscam localizar uma mulher que teria ajudado o suspeito de matar o sargento a se esconder.

Segundo o comandante geral da PM do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, em depoimento após serem presos, os suspeitos apontavam para Francisco Ivan como autor do tiro que matou o sargento.

Ivan foi localizado por volta das 00h30, em uma casa no bairro Deus Quer, na Zona Sudeste de Teresina, cerca de 24 horas depois da morte do sargento Maia.

"Foi acionado o Bope e a Rone, as forças especializadas, foi feito o cerco, foi dada voz de prisão, ele reagiu. Por conta da reação dele, a PM teve que repelir a agressão com disparo de arma de fogo. Ele foi socorrido, mas veio a óbito",
disse o coronel.

Ainda segundo o coronel, Ivan havia respondido a um processo por homicídio quando ainda era menor de idade. Em julho de 2022, ele havia sido preso por porte ilegal de arma de fogo. "Se ele estivesse preso, não estaria nas ruas, e não teria feito essas barbaridade com o [sargento] Maia", lamentou o coronel Lopes.

Sargento morto a caminho de casa
Imagem: Divulgação/ Polícia MilitarSargento André Maia foi morto com um tiro enquanto pilotava moto na Zona Sudeste de Teresina.(Imagem:Divulgação/ Polícia Militar)Sargento André Maia foi morto com um tiro enquanto pilotava moto na Zona Sudeste de Teresina.

Segundo o delegado Francisco Costa, o Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), em depoimento os suspeitos confirmaram que mataram o sargento para roubar a arma que ele carregava. A arma do sargento foi localizada em uma casa onde três dos suspeitos estavam escondidos, na Vila São Raimundo, na Zona Sudeste de Teresina.

O delegado explicou que o crime aconteceu por volta das 00h20, quando os criminosos, que trafegavam em uma moto, viram o sargento.

"Eles interceptaram o sargento, com arma em punho. O sargento tentou puxar sua arma, eles atiraram três vezes e um atingiu a cabeça dele, que já caiu sem vida. Depois, eles pegaram a arma e partiram para o esconderijo", contou.

O esconderijo dos criminosos, segundo o delegado, era a casa na Vila São Raimundo, que havia sido alugada por eles para essa função. Horas depois, por volta das 3h, uma mulher teria chegado a essa casa e levado o suspeito de ser o autor do tiro que matou o sargento, Francisco Ivan, para outra casa, no bairro Deus Quer, onde ele foi localizado e morto na madrugada desta quinta-feira (27).

Os policiais buscam agora localizar essa mulher que ajudou o suspeito a se esconder. "Ela já foi identificada, vai ser submetida a interrogatório e indiciada por participação no crime", disse o delegado.

Suspeitos presos
Imagem: Lívia Ferreira /g1Polícia prende quatro homens suspeitos de envolvimento na morte de sargento da PM.(Imagem:Lívia Ferreira /g1)Polícia prende quatro homens suspeitos de envolvimento na morte de sargento da PM.

O sargento Maia foi encontrado morto por volta de 00h30 de quarta-feira (26). Ele voltava para casa após participar da Operação Metraton, uma ação de policiamento preventivo da Polícia Militar em que são feitas blitzen e fiscalizações pela capital. O policial estava fardado e usava um colete à prova de balas quando foi baleado.

Em 2018, o então soldado Maia salvou a vida de um menino de 3 anos, que se engasgou com um pirulito, na cidade de União.
Imagem: Polícia MilitarQuatro suspeitos foram presos no envolvimento da morte de sargento da PM.(Imagem:Polícia Militar)Quatro suspeitos foram presos no envolvimento da morte de sargento da PM.

Ainda na quarta-feira (26), dois homens foram presos e dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos, foram apreendidos na tarde desta quarta-feira (26) suspeitos de envolvimento na morte do sargento da Polícia Militar André Freitas Maia, de 41 anos. O crime ocorreu durante a madrugada na Avenida dos Ipês, na Zona Leste de Teresina.

“Prendemos um [suspeito] na Vila da Guia e esse foi apontando os demais, até o local onde estavam escondidas as armas ali na Vila São Raimundo, próximo ao Tribunal de Justiça do Piauí”, declarou o major Audivam Nunes, da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública.
Imagem: Lívia Ferreira /g1  Uma arma de fogo pertencia ao sargento e as outras duas foram encontradas com os suspeitos.(Imagem:Lívia Ferreira /g1 ) Uma arma de fogo pertencia ao sargento e as outras duas foram encontradas com os suspeitos.

O comandante-geral da PM-PI, Scheiwann Lopes, informou que, além das prisões e apreensões dos suspeitos, a arma de fogo do sargento foi recuperada.

“Foram identificados, localizados e as guarnições foram até lá, e de pronto, deram voz de prisão. Foram localizadas as armas com eles, provavelmente as armas que foram utilizadas no homicídio, e a arma do sargento que foi encontrada com eles”,
afirmou.

Sobre como o crime aconteceu, a polícia ainda está apurando. O caso está a cargo do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). “A princípio, eles visualizaram a arma do policial, foram na tentativa de subtrair [a arma] e ocasionou nessa trágica morte do sargento”, acrescentou o comandante-geral Scheiwann Lopes.


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: arma, sargento, suspeitos