Sesapi confirma mais três casos da varíola dos macacos em Teresina

06/09/2022 13h03


Fonte ClubeNews

Imagem: Reprodução/Ministério da SaúdeTodos os pacientes diagnosticados são do sexo masculino.(Imagem:Reprodução/Ministério da Saúde)Todos os pacientes diagnosticados são do sexo masculino.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí (CIEVS), confirmou mais três casos de Monekeypox (varíola dos macacos) no estado. Todos os novos casos são da capital Teresina.

De acordo com o Painel Epidemiológico Monkeypox do Piauí, no estado já foram confirmados sete casos da doença, sendo todos em pacientes do sexo masculino. Os últimos três casos, inseridos na segunda-feira (05), são de dois homens com 29 anos e um com 22.

Os municípios com casos confirmados da doença são: Teresina (5), Parnaíba (1) e Batalha (1). “A Sesapi está sempre vigilante com relação à varíola dos macacos e todas as demais doenças, prestando orientações às vigilâncias municipais sobre como proceder com casos suspeitos e confirmados”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Ainda segundo o painel, no Piauí 92 casos de varíola dos macacos já foram notificados, desses sete foram confirmados, 41 descartados, 43 ainda estão em investigação (suspeitos) e 1 provável (esperando conclusão de outros exames). A faixa etária com maior prevalência dos positivos são de 20 a 29 anos, com 100% dos casos positivos em pessoas do sexo masculino.

“É de fundamental importância a população ficar atenta aos sinais e sintomas da doença, e procurar os serviços de saúde do município caso comece a detectar sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo. Nossas unidades de saúde estão capacitadas para atender à poulação”, lembra o superintende.

Os casos suspeitos estão registrados em 15 cidades piauienses, sendo a capital Teresina (20) e a cidade de Parnaíba (6) a contabilizar o maior número.

“Lembramos também da necessidade de manter os cuidados para a prevenção da doença, que é transmitida através do contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos, por isso os cuidados com a higiene são fundamentais, além do uso de máscaras”, reforça Herlon Guimarães.


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina