Samu fez 40 deslocamentos para ocorrências falsas por conta de trotes durante a pandemia em Teresina

08/08/2020 10h57


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/FMSSamu de Teresina recebeu dois trotes por semana durante a pandemia.(Imagem:Divulgação/FMS)Samu de Teresina recebeu dois trotes por semana durante a pandemia.

O telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina (Samu) recebeu, em média, dois trotes por semana, totalizando 40 envios de ambulâncias para ocorrências falsas entre março e julho deste ano. Trote é crime e o Samu destacou que, durante a pandemia, a rotina dos profissionais se tornou ainda mais exaustiva.

Os dados foram divulgados nessa sexta-feira (7) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), alertando que o telefone é disponibilizado para as pessoas ligarem em caso de urgência e o uso inadequado prejudica o serviço.

O caso só é considerado trote quando a pessoa liga para o 192 e passa uma informação falsa que gera envio desnecessário de ambulâncias.

“Isso é criminoso e prejudica o nosso trabalho de salvar vidas, onde o tempo é precioso”, lamentou a diretora do órgão,
Francina Amorim.

Ela disse que foi implantado um moderno sistema de call center e linhas telefônicas digitais que permitem o registro dos números que acionaram indevidamente o Samu

Segundo o levantamento, no período da pandemia, o órgão recebeu 25.755 chamados para o 192. Em comparação com esse total, o percentual de trotes é baixo, mas causa prejuízos ao Samu.

“A nova rotina do serviço já está mais exaustiva por conta da pandemia. Os servidores têm que utilizar mais equipamentos de proteção individual e cumprem novos protocolos de higienização a cada atendimento. Diante desse cenário, ainda existem pessoas atrapalhando esse serviço de urgência. É lamentável e é um crime”,
destacou a servidora da estatística, Patrícia Marques.

O Samu

O Samu é um programa do Governo Federal, administrado pela Prefeitura de Teresina, que presta socorro em casos de urgência e emergência.

Atualmente, dispõe de nove ambulâncias básicas, quatro ambulâncias avançadas, duas motolâncias, e uma central de regulação, local que atende os chamados do 192 e reúne profissionais telefonistas, médicos reguladores e operadores que se comunicam constantemente com as ambulâncias através do sistema de rádio.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: samu, ambul?ncias, pandemia