Projeto Viver leva atendimento oftalmológico para crianças e adolescentes do Cies

28/05/2023 17h13


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarProjeto Viver leva atendimento oftalmológico para crianças e adolescentes do Cies(Imagem:Reprodução)Projeto Viver leva atendimento oftalmológico para crianças e adolescentes do Cies

As crianças e adolescentes atendidas pelos Centros Integrado de Educação Especial (Cies) receberam, neste sábado (27), atendimento oftalmológico dentro das ações do Projeto Viver, que é realizado pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extenção e Inovação (Fadex).

Na ocasião, estiveram presentes a primeira-dama do estado e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, o secretário da Seid, Mauro Eduardo, e o deputado estadual Dr. Vinícius Nascimento, que é parceiro do Projeto Viver.

De acordo com Mauro Eduardo, o objetivo do projeto é detectar e tratar precocemente problemas de visão, prescrevendo correções adequadas para uma melhor saúde visual. “Nós reunimos hoje todos os Centros Educacionais do estado que atendem pessoas com deficiência de Teresina, promovendo ações de prevenção para que essas crianças possam ter uma qualidade de vida melhor”, destaca o secretário.

Segundo Isabel Fonteles, esse modelo de atendimento oftalmológico será levado para a Carretinha da Saúde, que irá percorrer os 224 municípios do Piauí. “Isso vai permitir que essas crianças possam enxergar bem, participando das aulas, mantendo a frequência escolas e isso é muito importante para todos”, ressalta a primeira-dama.

Neste sábado também foi realizada a entrega de órteses oculares do Projeto Viver, para cerca de 200 crianças que foram atendidas na semana passada no Cefti Pequena Rubim, localizado no bairro Mocambinho, em Teresina. As próximas ações seguem ocorrendo durante os sábados do mês de junho, em entidades que atendem pessoas com deficiência de Teresina.

Com um consultório móvel (van) equipado com plataforma elevatória, além de atendimento médico, o projeto oferece também palestras, campanhas educativas e material para pais e professores. O intuito do projeto é contribuir para a conscientização sobre a importância dos cuidados visuais, promover o diagnóstico precoce de problemas de visão em crianças e adolescentes, aumentar a adesão aos exames oftalmológicos regulares e incentivar o uso correto de óculos prescritos pelo oftalmologista.