Professor usa o Metaverso para dar aulas de Artes, em Teresina

01/10/2023 12h17


Fonte Clube News

Imagem: Seduc/PIProfessor usa o Metaverso para dar aulas de Artes(Imagem:Seduc/PI)Professor usa o Metaverso para dar aulas de Artes

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona Sul de Teresina, estão tendo a oportunidade de vivenciar uma experiência inovadora e tecnológica durante as aulas da disciplina de Arte.

Por meio do Metaverso, um ambiente virtual imersivo construído através da realidade virtual, foi criado um museu virtual com as obras de arte do estilo artístico Rococó. Utilizando avatares – bonecos virtuais customizados em 3D – os alunos puderam visitar o museu e captar informações para adquirir conhecimento a respeito dos assuntos da disciplina.

Imagem: Seduc/PIProfessor usa o Metaverso para dar aulas de Artes (Imagem:Seduc/PI)Professor usa o Metaverso para dar aulas de Artes 

O método de aprendizado foi desenvolvido pelo professor Stefferson Savio, que é formado em Artes e trabalha na área de Designer Gráfico. Com o Facebook Connect, o professor pôde observar as aplicações voltadas à Educação e o quanto isso poderia somar com o processo de ensino-aprendizagem.

Imagem: Seduc/PIProfessor usa o Metaverso para dar aulas de Artes (Imagem:Seduc/PI)Professor usa o Metaverso para dar aulas de Artes 

“A minha intenção desde o começo era que fosse acessível a todos e que não dependesse de máquinas poderosas ou celulares avançados. Queria que todos pudessem ter a experiência de uma aula em um ambiente virtual tridimensional, onde todos pudessem interagir em tempo real uns com os outros. Criei uma galeria de artes no metaverso, onde os alunos pudessem ver obras de artes do assunto que estava ministrando. Após anos estudando formas de aplicação pude encontrar o meu ponto de partida e que com certeza já seria uma primeira tentativa robusta, válida e única”, explicou o professor.

No metaverso os alunos precisaram criar os seus avatares para interagirem entre os outros colegas na galeria virtual, onde eles poderiam ver as obras de artes do movimento artístico rococó.

“A praticidade e simplicidade do metaverso contribui mais ainda para a intuitividade da coisa, pois não só cativa pela forma que é proposta o conteúdo, mas também, pela praticidade em visualizar o mesmo”, afirma o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Miguel Arcanjo.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: professor, alunos, metaverso