Preso suspeito de matar adolescente de 14 anos na Zona Norte de Teresina; execução foi filmada

05/07/2023 08h06


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução Clique para ampliar Adolescente que teve execução filmada não possui registros de internação, aponta delegado.(Imagem:Reprodução ) Adolescente que teve execução filmada não possui registros de internação, aponta delegado.

A Polícia Civil do Piauí prendeu, nessa terça-feira (4), um dos suspeitos de envolvimento na execução do adolescente Erieldson Ribeiro da Costa, de 14 anos. Filipi Wanderson de Oliveira da Silva, de 18 anos, conhecido como Manga Rosa, foi localizado na cidade de Anísio de Abreu, 560 km ao Sul de Teresina.

Erieldson Ribeiro da Costa foi encontrado morto na tarde de 22 de junho, no bairro Nova Teresina, Zona Norte da capital. O garoto chegou a ficar desaparecido por dois dias, quando foi sequestrado no bairro Buenos Aires. Um vídeo em que o menino aparecia pedindo para não ser morto, mas acabava executado com dois tiros na cabeça, circulou em grupos de WhatsApp.

Segundo o coordenador do Departamento de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), delegado Charles Pessoa, uma jovem, namorada de Filipi, também foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil e autuada pelo crime de favorecimento pessoal, pois teria prestando auxílio na fuga do suspeito.

"A investigação relacionada ao homicídio ficou por conta do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o inquérito presidido pelo delegado Jorge Terceiro, que conseguiu individualizar a autoria. Dentre esses autores, [estão] dois maiores de idade. Quando foi identificada essa autoria, o delegado-geral e o secretário de segurança determinaram que o Draco contribuísse para efetuar a prisão. Desde a semana passada, encaminhamos equipes para a região Sul do estado e conseguimos identificar informações de que ele estava foragido lá", contou o delegado em entrevista à TV Clube.
Imagem: Divulgação/Polícia CivilPreso suspeito de matar adolescente de 14 anos na Zona Norte de Teresina; execução foi filmada.(Imagem:Divulgação/Polícia Civil)Preso suspeito de matar adolescente de 14 anos na Zona Norte de Teresina; execução foi filmada.

"A namorada desse criminoso prestou auxílio na fuga. Ela tem parentes em Anísio de Abreu e ele, quando o vídeo circulou, fugiu pra lá. Quem prestou todo o apoio foi a Camila, namorada. E se você presta algum tipo de auxílio pra esses criminosos, pra essas pessoas que têm algum débito com a justiça, você incorre em um tipo penal específico e será responsabilizado",
alertou Charles Pessoa.

Segundo suspeito está foragido
Imagem: Divulgação/PCPI  Filipi Wanderson De Oliveira Da Silva (à esquerda na foto acima), 18 anos, e Everton Rodrigo Pedreira Santos (à direita na imagem acima), 22 anos, estão sendo procurados pela polí(Imagem:Divulgação/PCPI ) Filipi Wanderson De Oliveira Da Silva (à esquerda na foto acima), 18 anos, e Everton Rodrigo Pedreira Santos (à direita na imagem acima), 22 anos.

Filipi Wanderson de Oliveira da Silva será conduzido para Teresina, onde ficará à disposição da Justiça. Além dele, é suspeito de participar da execução o jovem Everton Rodrigo Pedreira Santos, de 22 anos.

Contra Everton Rodrigo Santos, há um mandado de prisão temporária em aberto, expedido pelo juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina, em 23 de junho. Também há outro mandado de prisão, definitiva, em aberto contra ele desde 27 de março deste ano. A determinação ocorreu devido à condenação dele pelo roubo de um moto em assalto em 30 de agosto de 2020, na Vila da Glória, bairro Porto Alegre, Zona Sul da capital.

Santos foi condenado a 9 anos, 3 meses e 3 dias de reclusão em regime fechado pelo crime de roubo qualificado por uso de arma de fogo, com uso de grave ameaça ou violência à vítima.

Qualquer informação que leve à prisão do envolvido no homicídio pode ser repassada ao DHPP, através do número 181, ou ao DRACO, por meio do número (86) 99964-0647. O sigilo do denunciante é total e absoluto.

Adolescente tinha vínculo com integrantes de facção criminosa

O adolescente Erieldson Ribeiro da Costa, de 14 anos, cuja morte foi filmada, não possuía antecedentes criminais. No entanto, segundo a polícia, a vítima tinha amizades com integrantes de uma facção criminosa e, embora também não fosse faccionado, foi punido por integrantes de um grupo rival por conta dessa proximidade.

"Os executores têm um vínculo com uma facção criminosa, o menor de idade não. Eles cometeram esse crime naquela prática de um Tribunal do Crime. Como esse jovem é de uma região onde tem uma célula de uma facção rival e ele tinha algumas amizades com alguns indivíduos, infelizmente foi vítima",
explicou o delegado Charles Pessoa.

Mãe viu o vídeo do filho sendo assassinado
Imagem: Reprodução  Mãe recebe vídeo do filho de 14 anos sendo assassinado e tenta encontrar corpo em Teresina.(Imagem: Reprodução ) Mãe recebe vídeo do filho de 14 anos sendo assassinado e tenta encontrar corpo em Teresina.

Poliana Oliveira, mãe de Erieldson Ribeiro da Costa, chorou de tristeza ao lembrar que viu em vídeo o filho sendo assassinado. Segundo ela, o menino saiu de casa com amigos na terça para jogar bola.

Nas imagens, o garoto aparece sentado no chão em uma região cercada de mato. Alguém filma enquanto outra pessoa segura uma arma de fogo apontada para ele. Ele pede para não ser morto, mas é atingido com vários disparos e cai deitado no chão.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: crime, adolescente, pris?o