Piauí tem 1ª mulher no cargo de coronel da PM

22/04/2012 08h10


Fonte Meio Norte

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSolange Maria Macedo Lima assume cargo de coronel da PM. (Imagem: Divulgação)Solange Maria Macedo Lima assume cargo de coronel da PM.

O Dia de Tiradentes - patrono das Polícias Militar e Civil - é tradicionalmente comemorado com promoções de oficias no Quartel do Comando Geral em Teresina. Ontem, o governador Wilson Martins comandou solenidade que elevou a patente de 56 PMs. Uma dessas promoções se remete a primeira mulher a alçar o posto de coronel no Estado. Solange Maria Macedo Lima, atualmente comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), chegou ao posto máximo na Polícia Militar após 27 anos de trabalho prestado.

Neste ano, o Piauí já presenciou a posse da primeira Procuradora Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima; e a eleição da primeira Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargadora Eulália Pinheiro Ribeiro. No âmbito nacional, a ministra Carmem Lúcia, foi a primeira mulher a assumir na última quinta-feira, dia 19, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A emancipação da mulher em vários segmentos sociais chegou a Polícia Militar. Egressa da turma de oficiais no ano de 1985, a coronel Solange Maria relembrou ontem que o desejo de servir à sociedade sempre esteve presente em sua vida, assim como o desafio imposto pela carreira e o respeito adquirido pelo uso da farda de militar. “Naquela época, as mulheres tinha pouquíssimo espaço nos batalhões, tornando a tarefa de ser policial ainda mais desafiadora”, ponderou Solange. Para a coronel, seus maiores feitos podem ser vislumbrados nos anos em que esteve a frente da extinta Companhia Feminina, onde comandava mais de 200 policiais.

Aos 49 anos, a coronel explicou que, apesar da dedicação à Polícia Militar, isto não foi empecilho para que desempenhasse seu papel como mãe e companheira. Casada e com dois filhos, Solange Maria afirmou que a profissão é desgastante, mas por outro lado é bastante recompensadora. “Você se realiza ao proporcionar uma vida melhor para as pessoas, mais segura. Pois ser policial militar é isso: garantir a segurança pública com qualidade e defender a sociedade acima de qualquer coisa”, finalizou Solange.

A cerimônia contou com a presença do governador Wilson Martins; do Comandante Geral da PM-PI, Gerardo Rebelo Filho; do secretário e Educação, Átila Lira; do deputado estadual Themístocles Filho; do secretário de Segurança, Robert Rios; do secretário de Assistência Social, Francisco Guedes; do Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel Santos e do vereador Cel Edvaldo Marques.