Perícia do Imepi reprova 15 produtos vendidos em supermercados e comércios de Teresina

28/10/2023 12h57


Fonte Portal Clube News

Imagem: Valter Companato/Agência BrasilSupermercado(Imagem:Valter Companato/Agência Brasil)Supermercado

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) realizou, nesta semana, a perícia de 18 produtos coletados em supermercados e comércios de Teresina. Ao todo, 15 foram reprovados e apenas três, aprovados.

Os agentes de fiscalização coletaram os seguintes itens: arroz parboilizado e comum, peta, biscoito, flocão de arroz e de milho, leite em pó, feijão, sacos de papel, balões, algodão, folha de boldo em massa e copos de plástico.

Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, o objetivo da ação é proteger o consumidor de possíveis fraudes e garantir a comercialização de produtos de melhor qualidade.

“Durante a perícia, pesamos o material com e sem embalagem. Depois, nosso sistema, de forma automática, traça o peso líquido do produto e conferimos se bate com o que o fabricante informou na embalagem. No caso dos itens quantitativos, verificamos se a quantidade informada no material corresponde perfeitamente ao que a embalagem contém, explica Leal.

Imagem: Divulgação/ImepiLaboratório de Pré-Medidos do instituto(Imagem:Divulgação/Imepi)Laboratório de Pré-Medidos do instituto

Os produtos coletados nos estabelecimentos são analisados no laboratório do setor de Pré-Medidos. Após o exame, os itens aprovados podem ser recolhidos pelo fabricante ou doados para instituições beneficentes devidamente cadastradas.

Em caso de infração, o fabricante é autuado e pode receber uma multa entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão, conforme as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Se suspeitar de qualquer irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, por meio da ouvidoria do Imepi, ao contato (86) 99456-1921.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: produtos, imepi, embalagem