Perícia confirma que jovem de 21 anos matou estudante de medicina durante assalto em Teresina

18/02/2023 09h11


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/ InstagramClique para ampliarFlavia Wanzeler, de 23 anos.(Imagem:Reprodução/ Instagram)Flavia Wanzeler, de 23 anos.

A perícia da Polícia Civil do Piauí confirmou que Francisco Emanoel dos Santos Gomes, mais conhecido como "Biel", de 21 anos, foi o autor do disparo que matou a estudante de medicina, Flávia Wanzeler, 23 anos.

A jovem foi assassinada com um tiro no tórax durante uma tentativa de assalto ocorrida no domingo (12) na Avenida Homero Castelo Branco, Zona Leste de Teresina.

Ao g1, o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, revelou que os laudos periciais ficaram prontos nesta sexta-feira (17).

"Agora não há dúvida de que o Biel foi quem matou a estudante. Os exames de papiloscopia, que colheu as impressões digitais dele no carro da vítima, e de microcomparação balística confirmaram que o tiro que matou a estudante partiu da arma apreendida com o suspeito. Além disso, os depoimentos colhidos chegaram na mesma conclusão", disse.

Com o resultado dos laudos periciais, o delegado pretende concluir o inquérito policial dentro do prazo de 10 dias para encaminhar ao Ministério Público.

Além de Biel, foram presos Denilson Weviton Santos Nicolau e Antônio Cleison Barbosa Silva também suspeitos de participação no latrocínio (roubo seguido de morte).

Prisão preventiva

Imagem: ReproduçãoPresos suspeitos de envolvimento na morte de estudante de medicina em Teresina.(Imagem:Reprodução)Presos suspeitos de envolvimento na morte de estudante de medicina em Teresina.

Na quarta-feira (14), o juiz da Central de Audiência de Custódia de Teresina, Alexsandro de Araújo Trindade, decretou a prisão preventiva dos três suspeitos de participação na morte da estudante de medicina, Flávia Wanzeler, 23 anos.

Para a decretação da prisão preventiva, o magistrado alegou que há provas suficientes da materialidade e, ainda, fortes indícios da autoria do fato.

"No caso em tela, a liberdade dos custodiados revela-se comprometedora à garantia da ordem pública, também em razão do risco concreto de reiteração delitiva",
declarou o juiz.

O juiz destacou ainda que Francisco Emanoel responde pelos crimes de associação criminosa e roubo majorado. E Antônio Cleison responde por roubo.

Suspeito diz que tiro foi efeito colateral

Segundo o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, o suspeito de atirar e matar a estudante teria dito, rindo, logo após atirar contra a jovem, que o disparo foi um efeito colateral.

"As condutas já estão devidamente individualizadas, Biel e Ceará fizeram a abordagem, Biel fez o disparo. O Ceará disse que questionou porque ele efetuou o disparo e ele disse apenas que era efeito colateral e começou a sorrir. Isso foi logo depois que a vítima [namorado da estudante] acionou a ré, e bateu no portão, porque tentou se desvencilhar. Foi quando Biel se aproximou e disparou",
disse o delegado.

O homem conhecido como Biel foi identificado como Francisco Emanoel. Ele foi localizado em Caxias, no Maranhão. No bairro Morada do Sol, Zona Leste de Teresina, foram encontrados mais dois suspeitos. Um deles é conhecido apenas como Ceará e o outro como Macapá, de iniciais A.C.B.S., natural do Pará.

Segundo o delegado Barêtta, os três estavam em um veículo que havia sido roubado cerca de 15 dias antes e abordaram as vítimas no cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com Rua Alecrim, na Zona Leste de Teresina.

Diversas prisões anteriores

O coordenador do DHPP lamentou, a respeito do caso, principalmente que os envolvidos no crime já tinham passagens pela polícia por diversos crimes, mas estavam soltos. O suspeito de atirar contra Flávia, segundo Barêtta, já tem passagens por homicídio, tráfico e roubo.

Francisco Emanoel foi solto do sistema prisional do Piauí no dia 16 de janeiro deste ano. No dia 5 de janeiro de 2020, Biel foi apontado como autor de um roubo, tendo como vítima um entregador.

Ele foi preso em maio de 2020 e, em novembro de 2021, foi condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto, ganhando o direito de recorrer em liberdade.

Segundo a polícia, Francisco Emanoel é apontado como autor de um homicídio que, possivelmente, tem relação com disputa de gangues.

Ele foi preso preventivamente em março em 2022, porém foi inocentado, a pedido do Ministério Público, sob a alegação de legítima defesa em junho de 2022.

A jovem foi assassinada com um tiro no tórax durante uma tentativa de assalto ocorrida no domingo (12) na Avenida Homero Castelo Branco, Zona Leste de Teresina.

Tópicos: estudante, matou, biel