Operação Vetus II: em um mês, polícia recebeu 105 denúncias de violência contra idosos em Teresina

19/11/2021 10h47


Fonte G1


A Delegacia de Proteção ao Idoso em Teresina, da Polícia Civil do Piauí, recebeu 105 denúncias de casos de violência e maus-tratos contra a pessoa idosa, durante a Operação Vetus II. A maioria das agressões são realizados por familiares, principalmente dependentes químicos.

No dia 15 de outubro deste ano a operação Vetus II foi deflagrada pela Delegacia do Idoso e finalizada na quinta-feira (18). O objetivo era intensificar as ações nos casos de violência e maus-tratos. Não foram realizadas prisões, mas foram recebidas 105 denúncias, algumas das quais devem se transformar em inquéritos.

A delegada Daniela Barros, titular da Delegacia do Idoso, informou que muitas agressões acontecem dentro de casa, por pessoas próximas e que deveriam cuidar da vítima.

“Quando ela acontece no âmbito doméstico, na sua grande maioria acontece praticada por parentes e familiares, normalmente dependentes químicos que coabitam com idosos, que são filhos e netos. A extorsão acontece nessa situação, quando ele exige que o idoso lhe dê dinheiro para a aquisição de drogas, então é um fato lamentável, mas que é muito comum”, informou.

Segundo a delegada, as denúncias são ainda mais difíceis porque os idosos não querem denunciar os próprios filhos, netos e parentes que praticam as agressões. Toda essa situação acaba tendo um grande impacto negativo no psicológico da vítimas.

“O problema da violência no âmbito familiar, principalmente praticada por dependente químico, é que o idoso quer se ver livre daquela situação de violência, mas ao mesmo tempo o agressor é um filho, um neto, uma pessoa que ele ama. Então ao mesmo tempo que ele não quer viver naquela situação, ele não deseja a prisão do agressor, então é uma situação que precisa ser trabalhada com muita cautela e convencimento. É uma questão social e psicológica”, destacou.


Tópicos: delegacia, idoso, domestico