ONG resgata cachorros abandonados após morte do dono em Teresina

21/04/2015 10h20


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo Pessoal/Jéssica AlmeidaCães foram soltos após ONG acionar a Polícia Ambiental.(Imagem:Arquivo Pessoal/Jéssica Almeida)Cães foram soltos após ONG acionar a Polícia Ambiental.

Os três cães abandonados no posto de lavagem desativado no bairro Itaperu, Zona Norte de Teresina, foram resgatados na tarde da segunda-feira (21) pela ONG Protetores de Patinhas. Há cerca de um mês os animais viviam trancados no local após a morte do dono e contavam com a ajuda de vizinhos para se alimentarem.

A presidente da ONG, Jéssica Almeida, revelou que ficou sabendo do caso após repercussão da reportagem feita pelo G1, no dia 19 de abril. A protetora de animais contou que junto com outra amiga decidiu ir até o local salvar os cães.

Imagem: Gustavo Almeida/G1Clique para ampliarAnimais foram abandonados pela dona e ficaram sem cuidados.(Imagem: Gustavo Almeida/G1)Animais foram abandonados pela dona e ficaram sem cuidados.

"Ligamos para Polícia Ambiental porque não podíamos invadir a propriedade sem autorização. Ao chegar no posto de lavagem desativado, vimos que só era preciso empurrar uma barra de ferro do portão para liberar os cães, sem precisar entrar",
relatou.

Somente com a chegada da Polícia Ambiental e de agentes de endemias, a propriedade teve os portões abertos e uma vistoria foi feita no local a pedido dos vizinhos. Vários focos de dengue e oito corpos de filhotes em estado de decomposição foram encontrados no terreno.


Imagem: Gustavo Almeida/G1Clique para ampliarDona Alzenira alimenta os animais pela brecha em baixo do portão.(Imagem:Gustavo Almeida/G1)Dona Alzenira alimenta os animais pela brecha em baixo do portão.

Segundo Jéssica Almeida, o acúmulo de sujeira no posto de lavagem também facilitou a proliferação de carrapatos nos cães. "A primeira providência foi aplicar o remédio para matar os carrapatos, porque eles estavam cheio deles. A vizinha que estava alimentado os cachorros pela brecha do portão, conseguiu adotar o pitbull e nós levamos as duas cadelas para um lar provisório até arrumar um novo dono para elas", disse a presidente da ONG.

Até a adoção das cachorras, Jéssica Almeida prometeu arcar com medicação, alimentação e cuidar delas. "Hoje mesmo vamos dar um banho para retirar os carrapatos mortos. Infelizmente é muito comum casos de abandono de animais. As pessoas precisam ter consciência de que um bicho doméstico é um filho e ao contrário de uma criança ele vai depender de nós sempre", frisou.

Tópicos: posto, animais, cães