Mutirão oferece diagnóstico gratuito para o Mal de Parkinson em Teresina

25/04/2014 12h06


Fonte G1 PI

Será realizado no sábado (26) um mutirão para prevenção contra a doença de Parkinson em Teresina. Durante a ação serão realizados exames gratuitos para a população no Hospital São Marcos, Centro da capital, a partir das 7h. Segundo o neurologista Kelson Almeida, no Piauí 5% da população idosa, que corresponde a aproximadamente 4 mil pessoas possuem a doença.

De acordo com o médico, os sintomas mais comuns da doença são tremor em repouso, rigidez, e lentidão dos movimentos. “Quanto mais cedo for o diagnóstico melhor é o tratamento que são feitos com medicações específicas. Por isso, estamos chamando a população para ter um diagnóstico precoce e conhecer a medicação correta”, disse Kelson.

Para o especialista, com o diagnóstico a doença tende a evoluir mais lentamente. “O diagnóstico é feito por exame clínico. No mutirão faremos exames de consultório para a população. Sendo positivo, indicamos ao paciente um teste com uma droga específica e, em seguida, outro com mais um tipo de droga ainda mais específica para a doença. Depois indicamos o tratamento e fisioterapia”, informou Kelson Almeida.

Sobre o tratamento da enfermidade na rede publica de saúde, o médico destaca que existe neurologistas, mas é um pouco dificultoso o acesso à população. “Na rede pública é mais difícil o tratamento, por isso estamos realizando esse mutirão”, destacou.

O neurologista explica que o Mal de Parkinson é devida à degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do paciente, provocando os sintomas acima indicados.