Motoristas e entregadores por aplicativo reivindicam vacina contra Covid-19 em Teresina

27/06/2021 14h22


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarOs entregadores de produtos por aplicativo também esperam para serem incluídos na lista de vacinação. A Associação dos Entregadores por aplicativos e delivery do Piauí (Assenap) en(Imagem:Reprodução)

 À espera de serem inseridas na lista de vacinação contra Covid-19, algumas categorias profissionais consideradas essenciais durante a pandemia fizeram manifestações e pedidos ao poder público para serem imunizadas contra a doença. É o caso dos motoristas e dos entregadores de produtos por aplicativo, dois grupos que não pararam durante a pandemia.

O coordenador geral do sindicato dos Motoristas por Aplicativo de Teresina, Felipe Damasceno, contou que a categoria busca realizar ao cadastramento de todos os motoristas que atuam na capital, para apresentar o número para a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A estimativa do sindicato é de que haja em torno de 15 mil motoristas atuando na capital. “Tivemos uma reunião com a FMS e eles nos mostraram o caminho das pedras. Estamos buscando esse cadastramento, de forma até emergencial dos motoristas junto a prefeitura. Estamos esperançosos”, informou.

Segundo Felipe, uma média de 1 a 2 motoristas que morrem vítima de Covid-19 a cada semana em Teresina. “Houve uma semana em que perdemos sete colegas. Somos uma categoria de trabalhadores que está muito exposta, transportamos de 30 a 40 pessoas por dia, em um ambiente fechado. Vacinar os motoristas é até estratégico para evitar a disseminação do vírus”, disse.

Os entregadores de produtos por aplicativo também esperam para serem incluídos na lista de vacinação. A Associação dos Entregadores por aplicativos e delivery do Piauí (Assenap) enviou um ofício para o Conselho Municipal de Saúde pedindo que a categoria entre nas próximas fases da imunização.

“Estamos confiantes que o Conselho possa vir a acatar e incluir nossa categoria no grupo prioritário, sendo que quando tudo parou, nós fomos um dos únicos que não paramos, realizando entregas na pandemia”, comentou o presidente da Assenap, Júlio Cesar Sousa.
Segundo a Assenapp, a capital tem cerca de 6 mil entregadores de aplicativo. A categoria aguarda a próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, marcada para o dia 29 de junho.

A categoria foi a que mais cresceu no país entre 2020 e 2021. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), o número de internautas que realizaram ao menos uma compra nos últimos 12 meses praticamente dobrou na comparação com 2019 (de 30% para 55%).


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook