Moradores interditam estrada em protesto contra reintegração de posse em Teresina

24/09/2020 18h02


Fonte g1

Imagem: DivulgaçãoMoradores interditam estrada em protesto contra reintegração de posse em Teresina(Imagem:Divulgação)
Um grupo de moradores bloqueou a Avenida Ferroviária, que leva ao povoado Taboca do Pau Ferrado, em um protesto contra uma ação de reintegração de posse na manhã desta quinta-feira (24), na Zona Sudeste de Teresina. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os manifestantes fizeram uma barricada colocando fogo em galhos e pedaços de madeira, e interditaram a estrada que dá acesso à comunidade nos dois sentidos. O protesto foi encerrado por volta das 11h, e a avenida foi desobstruída.

A Divisão de Gerenciamento de Crise da PM foi acionada para dispersar os manifestantes. De acordo com o tenente Everton Almeida, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a manifestação começou após o início da reintegração de posse de um terreno da região. Tratores foram levados até a comunidade para destruir as casas que teriam sido construídas em terreno irregular.

Em vídeo gravado pelos manifestantes, é possível perceber momento em que a Divisão de Gerenciamento de Crise da Polícia Militar começa a negociar com os manifestantes, enquanto um trator destruía casas de taipa que ocupavam o terreno.

De acordo com o capitão Nepomuceno, do Batalhão das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), que comandou a operação, a equipe foi acionada para dar cumprimento à reintegração de posse.

“Anteriormente, foram feitas visitas informando sobre a ação para que os ocupantes tirassem os seus materiais de forma pacífica. Hoje, informamos que iria ser feita a reintegração e, depois de uma negociação, eles decidiram que não iriam desocupar o terreno e se comportaram com uma certa agressividade”, explicou.

Ainda de acordo com o comandante da operação, a manifestação começou por volta das 9h e seguiu até 11h, quando a situação foi controlada.

“Eles interditaram as vias, colocaram madeiras e pneus para queimar. Mobilizamos nossa tropa de choque que usou elementos químicos, granadas de efeito moral e disparos de bala de borracha, mas não tiveram registros de ocupantes feridos”, continuou.