Inaugurado há 21 dias, espaço cultural é depredado na Zona Sul de Teresina

06/01/2015 12h33


Fonte G1 PI

Imagem: Antônio Fontes/G1Janelas de vidro do centro recém-inaugurado foram quebradas.(Imagem:Antônio Fontes/G1)Janelas de vidro do centro recém-inaugurado foram quebradas.

O Centro de Esportes e Artes Unificado Ana Maria Rego (CEU) do bairro Portal da Alegria, Zona Sul de Teresina, foi alvo de vândalos duas vezes em menos de um mês após ser inaugurado. O espaço que custou mais de R$ 2 milhões teve salas arrombadas e janelas quebradas nos dois últimos finais de semana.

Imagem: Antônio Fontes/G1Clique para ampliarZeladora mostra janelas que foram alvo dos vândalos.(Imagem:Antônio Fontes/G1)Zeladora mostra janelas que foram alvo dos vândalos.
De acordo com funcionários do local, as ações ocorreram durante a madrugada. "Eles entraram somente para danificar o patrimônio e não levaram nada", disse Ana Lúcia Matias, zeladora do espaço. Segundo ela, os invasores utilizaram pedras e até a tampa de concreto de um bueiro para quebrar as janelas de vidro e entrar nas salas. "É triste ver um espaço tão bom como esse ser destruído assim", falou. A biblioteca do local também foi invadida e todos os livros tiveram que ser colocados em outra sala.

A gerente administrativa do CEU, Carleide Borges, lamentou a situação e disse que providências estão sendo tomadas para evitar que as ações de vandalismo voltem a se repetir. "Serão colocadas grades para cercar todo o espaço, pois isso já era para ter sido feito antes da inauguração. Já protocolei o pedido na SDU Sul para que agilize isso junto à construtora responsável pela obra", disse a gerente.

Imagem: Antônio Fontes/G1Gerente administrativa do local relata situação de insegurança vivenciada.(Imagem:Antônio Fontes/G1)Gerente administrativa do local relata situação de insegurança vivenciada.

Ela afirmou ainda que solicitou da SDU a retirada de um matagal que fica ao lado do centro. "No dia da depredação eles estavam nesse mato e saíram para depredar o CEU", falou Carleide destacando que o mato é utilizado por usuários de droga da área. Nas duas ocasiões foram registrados Boletins de Ocorrência e a polícia esteve no local averiguando a situação. “Estamos aqui para tentar educar e ainda vem gente fazer isso”, lamentou a gerente.

Quem também lamenta as depredações são as pessoas que encontraram no CEU um espaço para a prática de esportes e de lazer. O estudante Cláudio Borges, 16 anos, pratica skate no local e considera o espaço importante para os jovens do bairro.

"Isso aqui é muito importante porque antes só tinha mato nesse lugar", falou ele. O jovem também lamentou a depredação da biblioteca. "A leitura é muito importante. Antes disso aqui a gente só estudava na biblioteca da escola em tempos de aula", comentou.

Imagem: Antônio Fontes/G1Cláudio Lopes afirma que antes andava de skate no meio da rua.(Imagem:Antônio Fontes/G1)Cláudio Lopes afirma que antes andava de skate no meio da rua.

O CEU também enfrenta problemas na cobertura da quadra de futsal, que começou a se desprender dias depois da inauguração. Quanto a esse fato, a gerência do local informou que o desprendimento foi causado por fortes ventos durante o fim do ano e que também já foram cobradas soluções para o problema.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews