Imepi realiza fiscalização de produtos juninos nos comércios de Teresina

11/06/2015 08h44


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarProdutos típicos mais vendidos são coletados para a realização de perícia.(Imagem:G1 PI)Produtos típicos mais vendidos são coletados para a realização de perícia.

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) realiza até a próxima segunda-feira (15) a "Operação Junina", com o objetivo de fiscalizar os alimentos típicos mais vendidos nesse período do ano.

A inspeção acontece em todos os estabelecimentos da capital e o peso indicado no rótulo dos produtos é o principal alvo da ação.

De acordo com a direção do Imepi, a coleta dos produtos será feita em mercadinhos, supermercados e lojas. O exame prévio é o primeiro passo da fiscalização e o segundo ocorre no laboratório do Imepi, onde as amostras são pesadas e analisadas pelos profissionais do órgão.

"O fabricante é comunicado formalmente através de um convite para que ele tome a ciência da data e horário da perícia do produto",
disse Mayra Freire, coordenadora do setor de pré-medidos do Imepi. Produtos como massa de milho, massa de arroz, doces, pé de moleque e paçocas estão entre os mais fiscalizados.

Segundo o diretor do Imepi, Maycon Danilo, caso a perícia constate irregularidades, os comerciantes serão penalizados com a aplicação de multas. "Se por ventura ocorrer alguma irregularidade, a empresa é autuada com multas que variam entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão", alertou.