Hospital em Teresina zera número de internações por Covid-19 e profissionais comemoram

22/08/2020 21h11


Fonte G1 PI

Desde quinta-feira (20), o Hospital Municipal Doutor Mariano Gayoso Castelo Branco, situado no bairro Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina, não registrou mais internações de pacientes por Covid-19. Para comemorar, os profissionais de saúde da unidade decidiram gravar um vídeo mostrando o momento em que a ala covid é fechada.

A partir do início da pandemia, o local recebeu cerca de 200 pacientes que tiveram que ser hospitalizados. A unidade começou com três leitos e, no pico da doença em Teresina, chegou a ter 20 leitos, sendo todos eles ocupados por semanas.

A diretora-geral do hospital, Ana Cléia Marques, informou que a queda de internações iniciou neste mês de agosto.

“No hospital começamos com três leitos de urgência para pacientes com a Covid-19. De repente, multiplicaram os casos que nós chegamos a ter 20 leitos. Nesse mês, automa com a internação”, ticamente, zerou. Então, hoje só tem dois leitos de observação na urgência e não estamos mais com a internação”, afirmou.

O espaço onde ficaram os pacientes internados com a doença causada pelo novo coronavírus foi adaptado. Anteriormente, era a área de enfermaria clínica. “Ali era a área covid, que era isolada. Era a antiga enfermaria de clínica que nós transformando em ala covid e todos os profissionais que aparecem no vídeo eram desse setor”, explicou a diretora.

O vídeo para comemorar a alta de todos os pacientes da Ala Covid foi gravado por Ana Cléia. Ao G1, ela contou que decidiu celebrar o momento porque foram meses de muito trabalho.

“Eu que filmei, porque estávamos fechando o local para realizar a lavagem. Então eu disse ‘vamos fazer um vídeo, vamos comemorar’. Foi algo bem espontâneo, achei lindo. Ficou tão bonito. A gente se emocionou porque foram meses de muito trabalho”, disse.
 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: covid, pacientes, hospital