Hospital de Campanha do Verdão recebe primeiros pacientes com Covid-19 em Teresina

03/06/2020 09h08


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SesapiPaciente com Covid-19 aguarda triagem no Hospital de Campanha Estadual, no Ginásio Verdão, em Teresina.(Imagem:Divulgação/Sesapi)Paciente com Covid-19 aguarda triagem no Hospital de Campanha Estadual, no Ginásio Verdão, em Teresina.

O Hospital de Campanha Estadual (HCE), no Ginásio Verdão, Centro de Teresina, recebeu os primeiros pacientes para tratamento da Covid-19, nessa terça-feira (2). Dois homens, de 43 e 54 anos, e uma mulher, de 33 anos, deram entrada na unidade de saúde, que tem capacidade para 103 pacientes, com 90 leitos de enfermaria e 13 de estabilização.

O primeiro a ser atendido foi o homem de 43 anos transferido do Hospital Geral do Buenos Aires, na Zona Norte da capital, durante a tarde.

Os outros dois pacientes, a mulher oriunda da Unidade Integrada de Saúde do Matadouro, e o homem de 54 anos da UPA do bairro Satélite, deram entrada à noite.

O coordenador de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o HCE, Joel Rodrigues, informou que ao dar entrada o paciente passa por uma triagem com uma equipe de profissionais clínicos com enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio médico, caso necessário.

“Essa equipe vai definir o que vai ser feito. Temos três possibilidades: a primeira é se o paciente apresentar um estado clínico estável, ele será encaminhado para casa; os outros dois casos são de internação, onde os pacientes são encaminhados para os leitos de estabilização ou para os leitos clínicos”, explicou.

Segundo o coordenador, os pacientes que forem encaminhados para casa vão ser acompanhados remotamente pelos profissionais do HCE.

“Caso haja piora ele irá retornar para o hospital. Caso não haja a necessidade de ser internado, ele estará melhor em seu leito familiar, rodeado pelo apoio da família e em isolamento”,
afirmou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: hospital, pacientes, leitos