Hospitais particulares de Teresina suspendem cirurgias eletivas após 96% de ocupação de UTI Covid-19

11/03/2021 14h33


Fonte G1 PI

Imagem: Rafaela Leal/G1 PIHospital particular no Centro de Teresina.(Imagem:Rafaela Leal/G1 PI)Hospital particular no Centro de Teresina.

Os hospitais particulares de Teresina decidiram suspender as cirurgias eletivas depois que a lotação dos leitos destinados à pacientes de Covid-19 chegou quase a 100%. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), na noite de quarta-feira (10) havia três leitos de UTI disponíveis nos hospitais particulares.

Dos seis hospitais particulares de Teresina, quatro não têm mais leitos de UTI Covid-19. A lotação é de 96%. Leia os comunicados da Unimed Teresina e Humana Saúde sobre a suspensão no final desta reportagem.

Por conta disso, os hospitais e redes credenciadas de planos de saúde decidiram suspender as cirurgias eletivas, com exceção de procedimentos com urgência relativa, como cirurgias cardíacas e oncológicas.
Imagem: Ascom Unimed TeresinaPaciente internado na UTI conversando com parentes e amigos por meio da visita virtual. (Imagem: Ascom Unimed Teresina)Paciente internado na UTI conversando com parentes e amigos por meio da visita virtual. 

Cirurgias eletivas são procedimentos planejados com antecedência. A palavra "eletiva" significa que a cirurgia é opcional, ou seja, é baseada numa decisão do paciente ou do médico. A rede pública de Teresina suspendeu as cirurgias eletivas no final de fevereiro.

“Essa ocupação é muito dinâmica, essa avaliação é feita diariamente”, comentou o vice-presidente do sistema Unimed Teresina, Nilson Gomes Filho. “Mas o que a gente tem conhecimento é de que o sistema privado realmente está chegando no seu limite máximo. Se não houver nenhuma medida, nós vamos colapsar”, disse.

Fila de espera por leitos
Imagem: Reprodução/TV ClubeUPAs de Teresina recebem leitos de UTI improvisados.(Imagem: Reprodução/TV Clube)UPAs de Teresina recebem leitos de UTI improvisados.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o médico Gilberto Albuquerque, havia 43 pacientes em fila de espera por vagas em Teresina. Destas pessoas, 11 tinham plano de saúde, mas não conseguiram encontrar vagas na rede privada de saúde.

"A rede pública estadual e municipal está no limite do que pode oferecer. A rede privada, que trabalha com lucro, também já se exauriu", comentou Gilberto.
Ainda segundo Gilberto, foram montados leitos de UTI improvisados em Unidades de Pronto Atendimento de Teresina para atender os pacientes que estão na fila de espera.

"As UPAs não podem ter UTI, são salas de estabilização avançadas. Elas estão permitindo manter esses pacientes vivos até abrir um leito. Se a gente não tivesse tomado essa medida cedo, com certeza estaria vendo um desastre de vidas diariamente", disse.

Leia os comunicados da Unimed Teresina e Humana Saúde sobre a suspensão na íntegra abaixo:

Humana Saúde

COMUNICADO

Como medida de segurança, proteção e respeito à vida dos colaboradores, profissionais de saúde e dos nossos clientes, devido ao aumento nos casos de Covid-19 no estado do Piauí, recomendamos a todos os médicos e hospitais da nossa rede credenciada, a não realização de cirurgias eletivas. Ficam apenas excluídos desta recomendação, os casos de cirurgias eletivas inadiáveis ou procedimentos considerados de urgência e emergência.

Esta medida é para a proteção de todos.

A Humana Saúde ainda ressalta, a importância de seguir os cuidados diários para evitar a propagação do novo coronavírus, com o uso da máscara, higienização das mãos e evitando aglomerações.

Dê prioridade à vida. Vamos juntos de mãos dadas, vencer essa guerra.

Unimed Teresina

Cirurgias eletivas estão suspensas A Unimed Teresina informa que, devido ao aumento de casos de Covid-19 no Brasil e no Piauí, está suspendendo temporariamente as cirurgias eletivas nos hospitais da Unimed e rede credenciada.

A suspensão das cirurgias eletivas não abrange os procedimentos ambulatoriais, bem como cirurgias cardíacas, oncológicas, neurológicas, além de outras consideradas como urgentes.

As medidas emergenciais prezam pelo cuidado e segurança de nossos beneficiários e equipes de saúde.

Mais informações: (86) 2107-8000


Tópicos: pacientes, leitos, cirurgias