Hospitais de Teresina vão realizar testes de Covid-19 no feriadão de Ano Novo

30/12/2023 08h29


Fonte Portal Clube News

Imagem: Divulgação/FMSHospital Geral do Promorar em Teresina(Imagem:Divulgação/FMS)Hospital Geral do Promorar em Teresina

Os setores de urgência e emergência dos hospitais municipais de Teresina vão realizar testes de Covid-19 no feriadão de Ano Novo (30/12 a 1/1). A informação foi confirmada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta sexta-feira (29).

No sábado (30), as pessoas com sintomas gripais leves podem procurar a testagem, por livre demanda, no ambulatório dos hospitais do Dirceu, do Promorar e da Primavera.

Já no domingo (31), os testes serão feitos nos hospitais do Dirceu e da Primavera.

No setor de urgência, os pacientes, inicialmente, precisam passar por avaliação médica.

Vacina contra Covid

A sala de vacina da Maternidade Wall Ferraz, na zona Sudeste de Teresina, também vai abrir no sábado (30) e no domingo (31), das 8h às 12h e das 13h às 17h, para aplicação do imunizante contra a Covid-19.

Segundo a FMS, entre terça (26) e quinta-feira (28), mais de 4.200 doses de vacina contra a doença foram aplicadas na capital.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – no mesmo horário da Maternidade – e no Edifício Garagem do Teresina Shopping – das 10h às 20h.

Quem pode tomar?

As pessoas de 18 anos e mais que não receberam a primeira dose bivalente, idosos e imunossuprimidos de 12 anos e mais – que já a tomaram há seis meses – podem receber a segunda dose.

A aposentada Carmen Lúcia, de 66 anos, recebeu a segunda dose bivalente no Hospital do Promorar, na zona Sul da cidade, e ficou surpresa pelas grandes filas para testes e vacinas.

“Na hora que falaram que já poderia tomar a dose de reforço, eu logo me arrumei. Sempre tomei todas as vacinas no tempo certo. É importante se proteger e evitar pegar a forma mais grave da doença”, contou ao Portal ClubeNews.

Novos postos de vacinação

Quatro novos postos de vacinação e testagem contra a Covid-19 foram abertos em Teresina: Maternidade Wall Ferraz, Hospital do Promorar, Hospital do Satélite e no CEREST.

O CEREST é exclusivo para os trabalhadores da saúde. Ao todo, cinco pontos vacinarão contra a Covid até o dia 29 de dezembro de 2023, incluindo o Teresina Shopping.

Serviços essenciais

Por serem serviços essenciais, os hospitais municipais, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão normalmente nos dias do feriado.

As maternidades receberão internações e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionará 24 horas com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares.

A equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para atendimentos clínicos de cães e gatos e administração de vacinas como a da raiva. Por outro lado, a área administrativa da FMS volta apenas no dia 2 de janeiro.

Uso da máscara

Em Teresina, é obrigatório o uso de máscaras em todos os serviços de saúde, exceto para crianças menores e pessoas incapazes de manuseá-las adequadamente.

Quem apresentar sintomas, testar positivo ou tiver contato recente com positivados também deve utilizar a proteção.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hospital, vacinas, covid