Feirantes fazem protesto para impedir fechamento de mercado em Teresina

12/05/2014 11h22


Fonte G1 PI

Mais de 100 feirantes bloquearam na manhã desta segunda-feira (12) as ruas próximas ao hospital do bairro Satélite, Zona Leste de Teresina, em protesto contra o fechamento do Mercado Público que fica ao lado do centro de saúde. O presidente da associação de moradores, Danilo Carlos, revelou que a interdição do mercado foi uma determinação do Ministério Público Estadual, que avaliou ser um risco para a saúde de pacientes e pessoas que fazem compras no local a proximidade dos dois estabelecimentos.

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Feirantes de mercado público de Teresina prostestam contra saída do local.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Feirantes de mercado público de Teresina prostestam contra saída do local.

Servidores da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU) estiveram no mercado para fazer a retirada dos feirantes, mas foram impedidos pelos trabalhadores. “Eles montaram barricadas colocando pedras e paus para bloquear a rua. Também atearam fogo em madeira e pneus e os ânimos ficaram exaltados até a chegada da polícia”, informou Danilo Carlos.

O tenente da Polícia Militar Rafael Farias contou que a polícia foi ao local apenas para evitar uma confusão maior e garantir o direito de todos. “Estamos aqui para evitar que haja o confronto desnecessário entre trabalhadores da Prefeitura e os feirantes. Acionamos também o Corpo de Bombeiros para apagar o fogo colocado em pneus que bloquearam as ruas”, disse o militar.

Os vereadores Edvaldo Marques e Rodrigo Martins também estiveram no local e garantiram aos feirantes uma reunião deles com o prefeito da cidade. “O vereador nos garantiu que a mudança não será feita agora e acontecerá somente quando nos for oferecido um local mais propício para os trabalhadores continuarem exercendo suas atividades”, destacou Danilo.

Ainda segundo o presidente da associação, há um ano a Prefeitura de Teresina vem tentando entrar em acordo com os feirantes que trabalham no local, mas até agora nenhum acordo foi feito. “Cerca de 200 feirantes trabalham aqui, principalmente nos fins de semana, e eles não querem sair porque o novo local oferecido pela Prefeitura não tem nenhuma infraestrutura. É um galpão, longe do atual local e sem a estrutura mínima, como banheiros, ventilação ou boxes para os feirantes”, revelou o presidente.

O gerente de serviços urbanos da prefeitura, Marcos Almeida, destacou que os feirantes estão irredutíveis e insistem em não deixar o local. “Estamos tentando entrar em acordo com eles há um ano, explicando da necessidade da retirada, inclusive já temos um novo local para acomodá-los, mas uma parte insiste em não sair”, informou o gerente.

Depois da intervenção dos vereadores os feirantes voltaram as suas atividades e os servidores da prefeitura deixaram o local. As ruas Saturno e Neturno que haviam sido bloqueadas também foram liberadas para o fluxo de veículos.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews