Durante protesto manifestantes encapuzados depredaram ônibus em Teresina

20/06/2013 19h04


Fonte Cidade Verde

A avenida Frei Serafim, palco escolhido para os protestos da tarde desta quinta (20) em Teresina, jfoi totalmente interditada, no sentido centro/zona leste. Centenas de pessoas se aglomeraram em frente ao supermercado Hiper Bom Preço.

Um helicóptero da polícia fez monitoramento da concentração. Mais de 50 homens da Polícia Militar reforçaram a segurança no Palácio de Karnak, sede do governo do Estado.

Imagem: Cidadeverde.comDurante protesto manifestantes encapuzados depredaram ônibus em Teresina.(Imagem:Cidadeverde.com)

Seguindo percurso idealizado, os manifestantes fecharam a Avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a Frei Serafim e as vias do centro de Teresina nesta tarde, impedindo a passagem dos carros com gritos de ordem: “hoje a rua é nossa”.

Mais tarde os manifestantes decidiram deixar o cruzamento das Avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa em direção ao Palácio de Karnak, sede do governo Estadual. Um dos manifestantes subiu em um carro de som e anunciou que o movimento vai “tomar” a Prefeitura.

Imagem: Cidadeverde.comDurante protesto manifestantes encapuzados depredaram ônibus em Teresina.(Imagem:Cidadeverde.com)

A população também se pronunciava, através de gritos de ordem, contra a presença de partidos políticos no protesto. No momento, foi registrado tumulto. Membros do PSTU, como Gervásio Santos estão sendo expulsos. As bandeiras da sigla também estão sendo retiradas.

Os manifestantes disseram que só aceitam a presença de membros partidários sem bandeiras representativas. Apesar da confusão, ainda não foi registrada nenhum tipo de agressão, apenas empurra-empurra.

Imagem: Cidadeverde.comDurante protesto manifestantes encapuzados depredaram ônibus em Teresina.(Imagem:Cidadeverde.com)

Os manifestantes permaneceram por cerca de 15 minutos em frente ao Palácio de Karnak, mas não houve nenhuma tentativa de invasão. A passeata está sendo pacífica e o único episódio em que houve tumulto foi a expulsão da militante do PCO Lourdes Melo.

Lojas localizadas no trecho entre a Avenida Frei Serafim e rua Davi Caldas fecharam as portas ao perceberem a aproximação dos centenas de manifestantes.

A caminhada seguiu pela Rua Davi Caldas até o Palácio da Cidade, sede da prefeitura de Teresina, gritando palavras de ordem. Os manifestantes pedem implantação do passe livre no transporte público e a licitação para as linhas de ônibus.

Em frente a prefeitura, os manifestantes pediram que a tarifa de transporte público em Teresina, que atualmente está em R$ 2,10, fosse baixada. Um dos participantes pediu, através do microfone que algum representante da prefeitura saísse para falar com eles, mas a prefeitura está fechada e a segurança foi reforçada.

Após protesto em frente a prefeitura, os manifestantes seguiram pela Avenida Maranhão, com destino a Assembleia Legislativa do Estado. Um grupo de pessoas, alguns encapuzados, depredaram um ônibus da empresa Barroso. Bombas foram usadas. Viaturas da polícia militar chegaram ao local para conter os ânimos.

Imagem: Cidadeverde.comDurante protesto manifestantes encapuzados depredaram ônibus em Teresina.(Imagem:Cidadeverde.com)

Permissionários do Shopping da Cidade fecharam as portas, assim como lojistas do centro. No caminho, os manifestantes alegaram que é na Assembleia que as leis são feitas e é lá que o Estado é "engessado".

Informações preliminares apontam que após passar pelo prédio da Assembleia Legislativa do Piauí, os manifestantes vão tentar interditar a ponte Estaiada. O trajeto foge das rotas combinadas pela coordenação do protesto, durante reuniões com o poder público, antes do movimento.

Segundo levantamento da PM existem cerca de 10 mil manifestantes participam do protesto até o momento.