Doze adolescentes fogem de Centro Educacional e polícia recaptura um

12/11/2016 09h04


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Centro Educacional Masculino fico situado na Zona Norte de Teresina.(Imagem:Fernando Brito/G1)Centro Educacional Masculino fico situado na Zona Norte de Teresina.

Após a fuga de 12 adolescentes do Centro Educacional Masculino (CEM), localizado no bairro Itaperu, Zona Norte de Teresina, nesta sexta-feira (11), policiais da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar conseguiram recapturar um dos fugitivos. De acordo com o tenente José de Arimateia Mesquita, o adolescente foi apreendido no momento em que já estava praticando outros atos infracionais.

“Nossos policiais flagraram o adolescente tentando assaltar uma mulher. Ele estava junto com um comparsa que conseguiu fugir. Nós o levamos para a Central de Flagrantes para os procedimentos legais e logo em seguida será encaminhado novamente ao CEM”,
disse.

O Sindicato dos Servidores da Secretaria de Assistência Social do Piauí (Sindsasc) alerta as inúmeras deficiências do Centro.

“Atualmente no CEM são oito educadores e seis policiais militares para conter 156 adolescentes. É muita gente para pouco profissional. A quantidade de policiais militares é insuficiente e a tendência é piorar, já que está chegando o fim do ano e sabemos que nesse piorado os internos querem fugir mais ainda”,
disse Francisco Pires, presidente do Sindsasc.

A fuga ocorreu nesta sexta-feira (11). Os adolescentes fugiram dos dois alojamentos da ala A do CEM. Nesta semana a Ordem dos Advogados do Brasil secção Piauí realizou uma vistoria e detectou uma série de problemas. Entre eles, superlotação e falta de estrutura no prédio.

Em fotos feitas por membros da OAB, mostram infiltrações nas paredes, garrafas de água no banheiro para os menores usarem na higiene pessoal e um buraco no teto tapado apenas com um pedaço de madeira e pano.

As péssimas condições do centro também facilitam as fugas. A última foi registrada no dia 23 de setembro. quando seis adolescente fugiram. No dia 26 de outubro um adolescente foi morto por outros dois, com quem dividia alojamento.

O G1 tento falar com a direção do CEM e coordenadores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí (Sasc), mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina