Documentário produzido por arquitetos narra a formação da cidade de Teresina

06/06/2021 07h59


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoDocumentário produzido por arquitetos narra a formação da cidade de Teresina(Imagem:Divulgação)Documentário produzido por arquitetos narra a formação da cidade de Teresina

O documentário "Camadas das Águas Invisíveis", produzido por um grupo de arquitetos, foi desenvolvido com o intuito de narrar a trajetória urbana e as transformações ocorridas ao longo dos anos na cidade de Teresina.

O media-metragem tem como ponto de partida a comunidade Poti, que se originou a partir do encontro dos rios Poti e Parnaíba e que guarda memórias e outros aspectos sociais sobre a capital piauiense.

"O grande viés do nosso documentário é passar a ideia da importância dos dois rios, que foram muito importantes para a cidade e para as pessoas ao longo desses quase 170 anos que Teresina tem. Então, a gente escolheu essa data para ressaltar e valorizar a questão ambiente, mas principalmente dos rios, que nesse documentário são protagonistas", disse Antônio Augusto Teixeira, arquiteto e diretor da obra cinematográfica.

O documentário possui a visão de vários especialistas sobre as temáticas abordadas no media-metragem.

"A partir das nossas pesquisas e do nosso trabalha de imersão no tema, a gente buscou trabalhar o que veio antes, como a Vila do Rio Poti. Entender o processo de transferência da capital que era Oeiras para Teresina, entender quem é essa figura do Conselheiro Saraiva e como ela influencia dentro de um cenário político da época, os resultados dessa transferência, quais são as consequências desse dito planejamento que foi feito na época para, então, a cidade de Teresina”, comentou o diretor do filme.

Segundo a produtora da obra, Rayana Cunha, o objetivo é trazer novos olhares acerca da história de Teresina e desmistificar a visão hegemônica sobre o processo de urbanização da capital.

"A gente pretende conscientizar as pessoas que a história pode possuir vários lados. Tem o lado hegemônico, que vem sempre sendo perpetuado, mas também tem o lado social. A gente sempre tem de contar todos os lados da história e que a história não é feita somente por aquelas pessoas que estão ali, naquele discurso”, afirmou a arquiteta.

Pensando no Dia do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (05), será feita uma live com a equipe de produção e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), que financiou a obra, para falar sobre o documentário. O projeto foi aceito pela entidade por meio de uma chamada pública que incentiva projetos que promovam o desenvolvimento da cultura, história e planejamento urbano.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina