Detento é encontrado morto dentro de tambor de lixo na antiga Casa de Custódia em Teresina

20/07/2019 23h09


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Detento foi encontrado morto dentro da Casa de Custódia em Teresina.(Imagem:Fernando Brito/G1)Detento foi encontrado morto dentro da Casa de Custódia em Teresina.

Um detento identificado como Neurivan Alves Loiola Filho foi encontrado morto, neste sábado (20), dentro de um tambor de lixo na Penitenciaria Professor José Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, Zona Sul de Teresina. A morte teria acontecido ainda na sexta-feira (19), no entanto, só foi descoberta um dia depois. A Secretaria de Justiça (Sejus) informou que abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

O G1 recebeu a denúncia de que a direção do presídio só soube do caso após a família da vítima procurar a unidade. Eles contaram ter recebido uma mensagem pelo WhatsApp enviada pelos próprios detentos informando do homicídio. A Sejus não se posicionou sobre a denúncia.

"O preso era do pavilhão C, que abriga condenados por homicídios, tráfico de drogas e assaltantes de bancos. Ele foi morto com várias perfurações de vergalhões, retirados da própria estrutura do presídio",
informou o presidente do Sindicato dos agentes penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda.

Esta é a quinta morte registrada somente este ano na antiga Casa de Custódia. Ao todo, oito presos foram mortos dentro das penitenciárias do Piauí em 2019.

"Infelizmente é uma situação que envolve problemas antigos, como a superlotação e o pouco efetivo de agentes penitenciários",
frisou Kleiton Holanda.

Acusado de homicídio

Neurivan Alves Loiola Filho respondia pelo homicídio do empresário Mayk William Pereira Portela, de 23 anos, morto durante bloco de carnaval em Teresina. O crime ocorreu no dia 12 de fevereiro de 2018.

Na época, o primo do empresário também ficou ferido. Já Neurivan foi preso no mês seguinte, no município de Manoel Emídio.

Nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Justiça informa que o detento Neurivan Alves Loiola Filho foi encontrado morto, na tarde de hoje (20), em uma das celas do pavilhão C da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite. O fato foi constatado após vistoria da equipe de plantão da unidade. O óbito foi comunicado à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local para procedimentos legais acerca do caso. A Sejus também abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: morto, sejus, neurivan