Comerciantes e moradores reclamam de atraso de via que já dura 11 meses

11/02/2015 08h20


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Moradores reclamam do atraso na obra e excesso de poeira.(Imagem:Fernando Brito/G1)Moradores reclamam do atraso na obra e excesso de poeira.

Prevista para ser entregue em setembro do ano passado, a reconstrução da Avenida Henry Wall de Carvalho, Zona Sul de Teresina, se prolonga há 11 meses e já custou R$ 5 milhões. O atraso tem revoltado os moradores e comerciantes da região, que reclamam dos transtornos e prejuízos causados pela obra iniciada em março de 2014. A Prefeitura de Teresina informou que irá normalizar em 60 dias o tráfego na via.

Para a dona de casa Joana Angélica Araújo, os moradores estão cansados de esperar pela obra e para piorar os motoristas não respeitam o bloqueio feito pela construtora. "Eles passam pela via em reforma, o que levanta ainda mais poeira e nós não temos o que fazer. Limpamos toda hora os móveis e a casa para retirar a sujeira, mas não adianta", declarou.

De acordo com a moradora, como apenas uma parte da via liberada e funcionando nos dois sentidos é costume haver engarrafamento. "Os horários mais críticos são às 7h e às 18h, quando o número de veículos aumenta. Uma fileira de ônibus passa muito tempo aguardando o outro lado liberar para continuar a viagem. É sempre desse jeito", lamentou.

A comerciante Francisca Luciana de Sousa contou que atualmente quase não abre o seu bar e o número de assaltos aumentou por causa da obra. "Vem incomodando muito esta demora. Hoje temos até horário para abrir e fechar, porque os criminosos aproveitam o difícil acesso dos carros da polícia para assaltar e até material de construção vira arma", contou.

Maria Lúcia Pereira é outra que reclama do atraso na reconstrução da avenida e diz ter diminuido as vendas do seu comércio. Segundo ela, a buraqueira na avenida é grande e devido ao fluxo de veículos frequentemente os canos são rompidos, o que provoca muita lama. "É complicado, pois os clientes não têm onde estacionar e não podem ficar nem sentados aqui na frente porque pegam poeira. Pior é para quem vende comida, como eu, porque tudo suja o tempo todo, mesmo limpando. Muitos comerciantes já desistiram e fecharam às portas, só continuo porque é única forma de pagar as contas", declarou.

Nota
O superintendente Executivo da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul, Paulo Roberto, informou por nota que num prazo de aproximadamente 60 dias as duas vias da Av. Henry Wall devem ser liberadas para a circulação de veículos.

“A empresa responsável pela obra está trabalhando num ritmo bom, mas a questão é que essa é uma obra complicada mesmo. Não temos nenhuma via alternativa para desviar o tráfego de veículos, muitos deles caminhões pesados. Estamos trabalhando sem poder fechar o trânsito. Imagina fazer a reforma de uma casa com todos os moradores dentro dela? É a mesma coisa”, ressaltou Paulo Roberto.

Além da complexidade da obra, outros agravantes foram preponderantes para o prorrogação do prazo de conclusão, como a necessidade de deslocamento da rede de fibras óticas e de abastecimento de água da região. “Não podemos esquecer também que a avenida foi praticamente toda reconstruída. Em alguns trechos a via teve que ser elevada em até 80 centímetros para possibilitar a implantação dos bueiros”, disse.

Ao todo, estão sendo recuperados mais de três quilômetros de extensão. O investimento é de aproximadamente R$ 6,5 milhões, com recursos próprios do município. Depois de pronta, a obra vai beneficiar moradores de bairros como Parque Piauí, Promorar, Areias, Angelim, Irmã Dulce, entre vários outros, além de municípios vizinhos.

Mesmo após liberado o trânsito na avenida, segundo informa o superintendente Executivo, a empresa continuará o trabalho para concluir detalhes como parte do canteiro central e iluminação.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: obra, moradores, avenida