Centro de Acolhimento atenderá até 70 pacientes com casos leves da Covid-19 em Teresina

22/07/2020 18h10


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoCentro de Acolhimento atenderá até 70 pacientes com casos leves da Covid-19 em Teresina(Imagem:Reprodução)

 O primeiro Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS) foi inaugurado nesta quarta-feira (2) para abrigar até 70 pacientes com sintomas leves da Covid-19. O local funcionará na Unidade Escolar Gabriel Ferreira, antigo Anísio Teixeira, no bairro Vermelha, em Teresina.

Os pacientes serão encaminhadas ao Centro pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas. Com o CAIS, as pessoas infectadas terão um local apropriado para cumprir o isolamento, ao invés de irem para casa e correrem o risco de transmitir o vírus para os demais membros da família.

"Se cria um espaço em que permite que essas pessoas possam ser atendidas dignamente.Temos dormitórios, refeitório, acesso à internet, alternativas para elas passem a quarentena, além do acompanhamento médico adequado", declarou o governador Wellington Dias.

Durante 14 dias, os pacientes terão o atendimento e monitoramento de assistentes sociais, enfermeiras, cuidadores, além de acompanhamento médico via telemedicina. Uma ambulância foi colocada à disposição.

O CAIS é uma iniciativa do projeto Todos pela Saúde, lançado pelo Itaú Unibanco e está sendo realizado no Piauí em conjunto com a organização Fazenda da Paz e apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Fundação Municipal de Saúde (FMS).