Casal ajuda a cuidar de quase 200 gatos abandonados na Av. Marechal Castelo Branco

10/03/2024 19h17


Fonte ClubeNews

Imagem: Arquivo PessoalGatinhos da Marechal(Imagem:Arquivo Pessoal)Gatinhos da Marechal

Diariamente, vários gatos doentes e ainda filhotes são abandonados no calçamento ao longo da avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina (PI). Foi com intuito de cuidar desses animais que um casal resolveu começar um projeto pequeno, mas que ajuda a salvar inúmeras vidas: Gatinhos da Marechal.

Gilvan Gomes e Fabiane Rocha, ambos de 38 anos, dedicam horas de suas vidas para cuidar de quase 200 gatos abandonados no local, com recursos próprios e a ajuda de seguidores. A ideia, segundo Gilvan, começou em 2015, quando o casal passou a morar próximo da Avenida Marechal.

Há quase 10 anos, o casal alimenta e ajuda a cuidar dos bichos, como castração, vermifugação e até vacinas, além de incentivar a adoção. Os gatinhos ficam pela avenida na esperança de um lar seguro.
Imagem: Arquivo PessoalGatinhos da Marechal(Imagem:Arquivo Pessoal)Gatinhos da Marechal

Sobre as vivências dos últimos anos, Gilvan faz uma reflexão: gatos doentes também são deixados no local e, a depender do diagnóstico, a doença atinge outros animais.

“Mudamos em 2015 e sempre víamos os gatinhos. Acabamos adotando um e, por causa dele que tinha tudo, nós ficamos com muita dó dos que não tinham nada. Minha esposa sempre gostou, mas eu dizia que não gostava de gatos, mas na realidade eu nunca tinha tido nenhum. Só precisei ter um para acabar me apaixonando por todos e me tornar ativista na causa”, conta.

“Passamos a ficar com vários que não conseguem ser adotados. Gatos cegos, surdo, com problemas neurológicos, recém-nascidos. Passou a ficar impossível levar todos para casa, até que minha esposa deu como ideia a gente criar o Instagram, só que eu sempre fui muito reservado. Graças a Deus, nunca teve a necessidade de pedir nada a ninguém, mas por eles, para não deixá-los na situação que vivem, a gente criou o Instagram”, acrescenta.

Apelo ao Poder Público

Um dos pontos de abandono dos animais fica em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e da Câmara de Vereadores de Teresina, ambas situadas na Avenida Marechal Castelo Branco. Gilvan Gomes explica que já teve conversas com vereadores e deputados (da causa animal ou não), mas que nada foi até o momento.

Um dos pedidos feitos pelos cuidadores é de instalação de câmeras de segurança na avenida, uma vez que os abandonos são feitos por pessoas que chegam ao local de carro ou moto. Além disso, campanhas de conscientização para castração e apoio financeiro para organizações não governamentais (ONGs).

O Centro de Controle de Zoonoses de Teresina aponta que a capital piauiense tem mais de 1 mil cães e gatos soltos pelas ruas, sem tutores e moradia fixa. Vale ressaltar que, por lei federal 9.605/98, abandonar animais é crime com pena de multa e prisão.
Imagem: Instagram @gatinhosdamarechalLocal para doações na Av. Marechal.(Imagem: Instagram @gatinhosdamarechal)Local para doações na Av. Marechal.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: teresina, ajuda, gatos