Baratas andam em recém-nascidos na Evangelina Rosa

17/12/2012 12h03


Fonte 180graus

Nesta segunda-feira (17), o jornal O Dia divulgou uma série de denúncias envolvendo a Maternidade Evangelina Rosa, na zona Sul de Teresina. As pacientes relatam momentos chocantes presenciados na instituição de saúde; as condições precárias do local apontam para um sério problema estrutural, que está longe de ser resolvido.

As inúmeras reclamações abrangem até mesmo itens básicos. Várias mulheres chegam a passar frio pela falta de lençóis ou até mesmo ficam deitadas sob os panos sujos de sangue. Percebendo a péssima situação, os familiares são ‘obrigados’ a levarem os objetos de casa para a MDER.

BARATAS SE PROLIFERAM E SÃO VISTAS EM CIMA DE RECÉM-NASCIDO

A gravidade dos problemas pode ser constatada em uma rápida visita aos banheiros das enfermarias. Infiltrações, rachaduras e a falta de higiene fazem com que insetos, como a barata, se proliferem, provocando mal estar nas pacientes.

Viviane Lima, afirma à reportagem do jornal O Dia ‘Teve uma hora que minha mãe tirou uma barata de cima da cama do leito do lado do meu porque estava em um recém-nascido’.

Condições como esta, podem aumentar o risco de mortalidade do bebê nos primeiros dias de vida, além da virtual possibilidade das mães pegarem alguma infecção. A instituição que é a maior do segmento no Estado demonstra claramente que precisa de novos investimentos, caso contrário, será impossível continuar a atender as gestantes.

‘O cheiro do lixo é insuportável’, declara outra paciente. Segunda ela, o mau cheiro se deve as sacolas dos lixeiros não serem trocadas, prevalecendo a sujeira.

Os funcionários confirmam as denúncias, entretanto não explanam a situação para a mídia com medo de represálias.

CALOR E ALIMENTAÇÃO INADEQUADA

As dificuldades enfrentadas pelas gestantes, parturientes e acompanhantes é em relação à alimentação inadequada, não são respeitados os horários, muitas vezes o almoço é oferecido depois das 14 horas. Além do número de refeições ser menor do que as 6 que são recomendadas.

A refrigeração é outro alvo de reclamações, as pacientes e os bebês estariam enfrentando um calor muito forte no período da manhã, pelo fato do ambiente ser fechado e do sistema ser ligado apenas no período vespertino.

Elas suplicam para que o sistema de refrigeração esteja em funcionamento durante todo o dia.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina